sábado, 18 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
27.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

O que é maternidade gentil&#63 Saiba como criar seus filhos com mais empatia

Você já se pegou tendo “explosões” de raiva com seus filhos? Apesar de muitas vezes parecer inevitável — especialmente se eles forem crianças —, talvez você procure uma maneira mais amorosa de abordar o que acredita estar errado. Para isso, existe a maternidade gentil.

É importante ressaltar que ser uma “mãe gentil” não significa nunca dizer “não” aos pequenos e deixá-los fazerem o que quiserem. Com informações da “Slice”, entenda exatamente o que é esse conceito e como praticá-lo. 

O QUE É MATERNIDADE GENTIL?

De acordo com a autora Kat Antonopoulos, que relata suas próprias experiências na maternidade em sua matéria para a “Slice”, gentle parenting (maternidade gentil) é uma abordagem parental que se concentra em quatro pilares: empatiarespeitocompreensão e limites.

Segundo a diretora de conteúdo do aplicativo ParentLab, Kristene Geering, crianças precisam de limites que as mantenham seguras, e negligenciá-los pode ser “perturbador” para elas. “Manter esses limites de maneira respeitosa, gentil, mas firme, mostra às crianças que você as manterá seguras”, destaca.

Ao contrário do que muitos podem supor, ser gentil não significa ser permissiva. Geralmente, mães permissivas permitem que seus filhos se comportem como queiram e os dão poucas responsabilidades. Como resultado, “a relação entre pais e filhos é turva ou totalmente apagada”, detalha Kat. Em contrapartida, a maternidade gentil significa dar aos filhos a disciplina, o foco e a paciência necessários para uma boa relação e um bom crescimento.

Como exemplo, Kristine cita uma gaveta de facas que deve ser trancada quando seu filho é um bebê, mas, com o passar dos anos, pode ser aberta para que ele possa te ajudar a preparar as refeições. “Dessa forma, você está deixando seu filho saber que você é flexível e que os limites se movem à medida que suas habilidades aumentam”, explica ela.

EXISTE UMA IDADE-LIMITE PARA PRATICAR A MATERNIDADE GENTIL?

maternidade gentil
Pexels

Não. Mesmo que seus filhos estejam próximos da adolescência — ou até mais velhos do que isso —, nunca é tarde para começar a praticar a maternidade gentil.  

“Um dos maiores obstáculos para aprender a ser uma mãe gentil foi desviar meu foco do que eu achava apropriado para meus filhos e me concentrar em observar como eles me mostravam exatamente onde estavam”, revela Kat, detalhando que o pilar da empatia é essencial.

COMO APLICAR O RESPEITO NA MATERNIDADE GENTIL

Assim como acontece em tantas famílias, talvez você tenha crescido entendendo que os mais jovens devem respeitar os mais velhos, e não o contrário. Isso pode fazer com que você tenha dificuldade de respeitar as necessidades e vontades de seus filhos, pois pode pensar que se tornará uma mãe permissiva. Por isso, o trabalho de reflexão e atenção é de suma importância na maternidade gentil.

“Uma vez que você se sente mais confortável em estar atenta em geral, é muito mais fácil reconhecer o que está acontecendo naquele momento com seu filho. E se você perceber que não está sendo mãe da maneira que deseja, assuma a responsabilidade”, diz Kristene, sugerindo que você fale algo como: “Eu perdi a cabeça e gritei. Isso não é muito gentil da minha parte. Sinto muito, e vou tentar fazer melhor da próxima vez.”

A chave, de acordo com ela, é permitir-se perdoar a si mesma. “Carregar culpa não vai ajudar você ou seu filho. Modelar como lidar com isso quando você perder a cabeça, vai”, finaliza.

COMO SER UMA MÃE GENTIL

Entenda: a maternidade gentil é uma jornada. Você e seus filhos podem aprender com ela, e a gentileza consigo também é essencial. “Se você está tentando ser gentil com seu filho, mas está se criticando na frente dele o tempo todo, ele está recebendo uma mensagem bastante confusa”, relembra Kristene. 

Além disso, saiba que o processo pode ser longo, mas com paciência e amor é possível alcançá-la.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

5 benefícios do chá de canela para a saúde

A canela, um ingrediente presente na culinária há séculos,...

Jogos hoje (18/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Em vídeo, cantor Zezé Di Camargo enaltece segurança e policiais de MT

Em vídeo, o cantor Zezé Di Camargo prestou breve...
Feito com muito 💜 por go7.com.br