segunda-feira, 20 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
17.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Verão deve ser marcado por chuvas e altas temperaturas em MT

O verão, que começa nesta quarta-feira (21), promete chuva e temperatura dentro da normalidade, em Mato Grosso. Ou seja, a previsão é de muito calor, de acordo com a meteorologista do Climatempo Josélia Pegorim.  

Segundo a especialista, o verão de 2023 terá uma grande diferença em relação aos dois últimos, que é o fenômeno La Niña, que vai se desconfigurar.  

“Ainda teremos alguma influência do La Niña durante janeiro, mas depois, em fevereiro e março, o fenômeno praticamente não terá mais influência no clima sobre o Brasil. O verão 2023 não será um verão com excesso de chuva em Mato Grosso e nem com excesso de calor. De forma geral, chuva e temperatura dentro da normalidade, na maioria das áreas do estado, com algumas exceções”, afirma. 

Em janeiro, de acordo Pegorim, o volume de chuva tende a ficar abaixo do normal na área Centro-Leste e Nordeste de Mato Grosso. “Áreas como, por exemplo, a região de Querência, Sinop, Confresa e Nova Xavantina tendem a ter menos chuva do que o normal durante o mês de janeiro”.  

Já em fevereiro, a região Centro-Oeste, que inclui municípios como Barra do Garças e Sinop, terá menos chuva do que o normal.  

No mês de março, a expectativa é de chuva dentro da normalidade em todo o estado. Mas, as áreas próximas a divisa com os estados de Tocantins e Goiás tendem a ter um pouco mais de chuva do que o normal. 

Em relação a temperatura, na maior parte do verão, Mato Grosso deve ter temperaturas dentro da normalidade, com máxima de 35°C. “Isso significa muito calor em Mato Grosso, né? Porque na maior parte do verão as temperaturas médias, máximas, por exemplo, em Mato Grosso, variam de 33°C a 35°C em grande parte do estado”.

Em fevereiro, a previsão é de uma onda de calor que poderá trazer temperaturas mais elevadas para as áreas próximas a fronteira com a Bolívia. Então, o Oeste de Mato Grosso é que deve sentir mais calor durante fevereiro.

 

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br