Conteúdo/ODOC – Se há 9 anos os haitianos eram muito presentes no mercado de trabalho mato-grossense, em 2023 são os venezuelanos dominando as vagas ocupadas por estrangeiros. Em outubro, foram admitidas 892 pessoas nascidas em outros países e 545 foram demitidas, gerando saldo positivo de 347 contratações.
Conforme as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, dos 347 novos contratados em Mato Grosso no mês passado, 322 são de origem da Venezuela. Constam ainda outros estrangeiros como bolivianos, colombianos, argentinos, peruanos, afegãos, espanhol e paquistanês.
Um dado que chama a atenção é de que em outubro 80 haitianos foram contratados, porém, 82 foram demitidos, gerando um saldo negativo de duas vagas.
No acumulado de janeiro a outubro, Mato Grosso abriu 2.211 postos de trabalho ocupados por estrangeiros. Ao todo foram admitidos 7.100 trabalhadores e demitidos 4889. Os venezuelanos foram responsáveis por ocupar 1.947 vagas das 2.211. Já os haitianos perderam 61 postos de trabalho, sendo mais desligados do que contratados.
A indústria e o comércio são os maiores contratantes de mão de obra estrangeira.