A comercialização da soja 2024/25 em Mato Grosso chegou a 38,35% da produção prevista em outubro. O volume ainda é inferior à média histórica de 44,19% para o período. Levantamento mostra ainda que a região sudeste é a mais atrasada nas vendas antecipadas.
As negociações do ciclo que está sendo semeado no estado, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), avançou 5,32 pontos percentuais na variação mensal.
Em relação a temporada 2023/24, as vendas do ciclo atual estão à frente. Em outubro do ano passado o estado contava com 34,79% da soja travada.
O progresso nas negociações, explica o Instituto, decorre do andar da semeadura no estado. “As preocupações e os riscos iniciais associados ao plantio da cultura diminuíram, o que motivou os produtores a negociarem um maior volume no período”.
Em outubro, a saca de 60 quilos da soja foi negociada pelo produtor rural em média a R$ 110,13, uma alta de 0,63% em relação a setembro.
Segunda região mais “atrasada” no plantio do grão, com apenas 89,76% de sua área com as sementes, o sudeste mato-grossense quando se olha a comercialização é o mais “lento” nas vendas com apenas 34,97% da sua produção negociada, de acordo com o Imea.
Ainda conforme o relatório do Imea, a região centro-sul é a segunda com as negociações em ritmo mais cauteloso com 36,94%, seguida do médio-norte com 37,22% e o oeste com 37,87%.
Já o norte do estado conta com 45,73% da soja vendida, o noroeste com 41,43% e o nordeste com 40,05%.



