Diversos animais silvestres, como araras, corujas, jabutis, macacos, papagaios e periquitos, estão precisando de um novo lar em Mato Grosso. Esses animais foram resgatados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e, devido a ferimentos ou condições de saúde, não puderam retornar à natureza, passando a necessitar de um guardião voluntário.
Para ajudar no cuidado permanente desses animais, o cidadão interessado pode se cadastrar junto à Sema e solicitar a guarda de uma espécie por um período inicial de até seis meses, com possibilidade de prorrogação. A liberação é feita pelo órgão ambiental por meio de um cadastro, cujo passo a passo pode ser conferido no site do governo do Estado (clique aqui).
No portal, o interessado deve preencher os requerimentos com dados pessoais, informar qual animal ou quais animais deseja cuidar e indicar o local onde eles ficarão, caso a solicitação seja aprovada. Após o preenchimento, é necessário reunir a documentação exigida e encaminhá-la à secretaria, presencialmente ou por e-mail (protocolo@sema.mt.gov.br).
Em seguida, a Sema analisa os dados e o perfil do voluntário e entra em contato com o solicitante. Para participar, é obrigatório morar em Mato Grosso, não ter histórico de crime ambiental e comprovar estrutura adequada para garantir o bem-estar do animal.

