sexta-feira, 17 maio 2024
- Publicidade -
34 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

TRE-MT reforça chamamento de mesários voluntários para as Eleições Municipais 2024

órgão busca o engajamento dos eleitores para a inscrição voluntária

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) iniciou o chamamento de mesários voluntários para as Eleições Municipais 2024, que ocorrerão em 6 de outubro, oportunidade em que serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 142 municípios do Estado. Com banner em destaque no site, o órgão busca o engajamento dos eleitores para a inscrição para mesário voluntário.

“O mesário colabora com a lisura do processo eleitoral, viabiliza as eleições e fortalece a democracia. Cabe ao mesário facilitar e assegurar ao eleitor o exercício do direito de votar e ser votado e que sua vontade seja respeitada”,

informam, em mensagem publicada, convidando a todos para serem mesários ou mesárias voluntárias.

“O canal para inscrição como mesário voluntário está sempre disponível pela internet ou aplicativo e-Título. As inscrições podem ser feitas o ano todo”,

reforça o Chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Renato Bisse Cabral, ao destacar, contudo, que agora as atenções se voltam para as eleições e por isso a ênfase nas inscrições para mesários voluntários.

Em Tangará da Serra, costumeiramente, o número de mesários voluntários ultrapassa os 50%. Somente na última eleição foram cerca de 1,4 mil pessoas convocadas para atuarem na 19ª Zona Eleitoral, nomeados para trabalhar como mesários e em outras funções nos municípios de Tangará da Serra e de Nova Olímpia.

  • Benefícios:

Além de contribuir para o processo democrático e adquirir novos conhecimentos, o mesário tem os seguintes benefícios: dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Lei nº 9.054/97, art. 98); em concursos públicos da Justiça Eleitoral ou outros, é concedido a ele o desempate, se for o caso, se prevista essa possibilidade em edital; isenção da taxa de inscrição em concursos públicos do Governo do Estado de Mato Grosso; se for universitário, a atividade de mesário é reconhecida como atividade extracurricular, em instituições parceiras.

A inscrição pode ser feita pelo site do TRE-MT e pelo aplicativo e-Título.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Analfabetismo no Brasil é maior em cidades pequenas, aponta Censo

As informações coletadas pelo Censo 2022, e divulgadas nesta sexta-feira, 17,...

Desembargadora cai em golpe no Whatsapp e perde R$ 45 mil

A desembargadora Maria Helena Póvoas, do Tribunal de Justiça...

CNM diz que agronegócio já perdeu mais de R$ 2 bi com as cheias do RS

As fortes chuvas e inundações que atingiram o Rio...
Feito com muito 💜 por go7.com.br