domingo, 7 junho 2026
- Publicidade -
Dengue
33.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -

‘Só depois da minha prisão’, diz Mendes sobre câmeras em fardas de policiais

O governador Mauro Mendes (UNIÃO) voltou a subir o tom contra projetos que propõem a instalação de câmeras em uniformes policiais. Após declarar, há algumas semanas, que resistiria “até a última gota de sangue” contra a implementação desses dispositivos, o chefe do Palácio Paiaguás afirmou na última sexta-feira (21) que a instalação de câmeras em uniformes de policiais só ocorrerá após sua prisão e que essa não será uma política implantada sem se governo.
A declaração de Mendes ocorreu durante o II Simpósio de Patrulhamento Tático no combate a facções criminosas. Participaram do evento diversas autoridades do ramo, além do secretário de Segurança de Minas Gerais, Rogério Greco, e o secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite – que era contrário à instalação dos equipamentos, mas tem mudado seu discurso.
“Enquanto as facções crescem no país, enquanto o Brasil sofre e as pessoas se matam, a grande mensagem que vem de Brasília e a grande discussão e solução para a segurança é colocar câmera na farda de um policial. Para mim, isso é um completo absurdo e hipocrisia, inversão completa de valores. Nós queremos vigiar nossos policiais como se eles fossem os grandes criminosos deste país. Meu Deus, que loucura! Que loucura!”, disse Mendes, sob aplausos.Mauro dispara novamente contra instalação de câmeras em fardas policiais e diz:

“Enquanto o crime se organiza, nós batemos a cabeça. As leis são confusas, são frouxas, são inadequadas, são antiquadas, são antigas e não estão à altura de combater esta nova realidade. Enquanto isso, o grande debate é se colocar ou não uma câmera nas fardas dos policiais. Eu queria dizer aos senhores, já disse e repito: aqui, no estado de Mato Grosso, só o dia que decretar minha prisão que eu vou autorizar a fazer isso”, disse o governador, para uma nova salva de palmas.

Em Mato Grosso, o deputado Wilson Santos (PSD) é autor do projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de câmeras de vigilância nas viaturas, aeronaves, embarcações, fardas e/ou capacetes dos policiais militares de Mato Grosso. O projeto tramita na casa de leis. Em uma das últimas movimentações, foi retirado da pauta de votação e discussão dentro da Comissão de Segurança Pública.

O governador afirmou ainda que o Brasil vem cometendo seguidos equívocos no combate à segurança. Ele citou que o Brasil é o 5º país do mundo que mais investe em segurança pública,mas que em contrapartida, dentre 198 países, o é o 22º mais violento e mais inseguro do planeta.

“Olhar que inversão. De 30 cidades mais violentas do mundo, 10 estão no Brasil”, contou. Para ele, se o Brasil não tomar as lições corretas no sentido de coibir o crime organizado, sofrerá grandes consequências.

- Publicidade -
Machado vertical

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

A Arte que Celebra o Rio: O talento de Paulo Laurentino no 10º FestPorto

No cenário cultural de Mato Grosso, poucos nomes conseguem...

Pescadores internacionais marcam presença e dão tom internacional ao 10º FestPorto

O 10º FestPorto consolidou-se como um dos maiores festivais...

10 FestPorto – Em outro Patamar: Agora é Internacional!

O ClickNovaOlimpia marcou presença na edição histórica deste dia...
Feito com muito 💜 por go7.com.br