terça-feira, 23 abril 2024
- Publicidade -
29.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Setor de Serviços e Comércio são destaques em Mato Grosso na geração de empregos formais

 

Segundo o Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), que analisou os números divulgados pelo Ministério da Economia sobre a geração de emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Mato Grosso registrou no mês de outubro 45.317 admissões, 44.406 desligamentos, ficando com um saldo positivo de 911 contratações.

Os setores que mais geraram oportunidades de empregos formais no mês de outubro foram Serviços (2.116) e Comércio (1.146), já Construção (-481), Indústria (-791) e agropecuária (-1.079) ficaram com saldos negativos.

Conforme o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da instituição, os setores de serviços e comércio continuam sendo os grandes propulsores na geração de empregos, com destaque principalmente no último trimestre do ano, o que ajuda a manter Mato Grosso com mais um mês com saldo positivo.

“No ano foram gerados 70.071 novos postos de trabalhos, o que representa um crescimento de 8,95% quando comparado com o início do ano. Do montante gerado no acumulado do ano, Serviços e Comércio representam juntos 60,5% de todos os postos de trabalho gerados. Já em percentual de crescimento, destacamos também o setor de construção por ter apresentado aumento de 20,37% no saldo de empregos gerados”, avaliou.

Já em Cuiabá, os dados demonstram que no mês de outubro foram 10.016 admissões, 8.713 desligamentos, ficando com um saldo positivo de 1.303 contratações.

Os setores que mais geraram oportunidades na capital, no mês de outubro, foram: Serviços (1.129); Comércio (157); Agropecuária (75); Indústria (21) e Construção (-79). No acumulado do ano, foram gerados 14.727 novos postos de trabalhos na capital, deste montante, 81% referem-se aos setores de Serviços e Comércio.

“Já quando falamos de crescimento em percentual, na capital também o setor de construção foi destaque com crescimento de 15,45%”, afirmou Granja, acrescentando que “a expectativa é que em novembro o saldo também fique positivo, principalmente por ser alavancado pelas vendas de fim de ano que necessitam de mão de obra para atender a demanda, com isso, certamente o destaque ficará novamente com os setores de Serviços e Comércio”, afirmou.

APP CDL Cuiabá

Vale lembrar que a CDL Cuiabá possui um aplicativo com diversos benefícios, entre eles divulga vagas de empregos. “É um canal oficial que criamos que tem inúmeras finalidades, uma delas é a de intermediação na divulgação de vagas de empregos, um canal que ajuda o empresário a divulgar e por outro lado a pessoa que procura um emprego a localizá-lo. Muitas empresas já preencheram vagas disponíveis e conseguiram contratar; por outro lado pessoas que tanto precisavam de uma renda conseguiram preencher os requisitos e foram contratadas com ajuda do nosso APP”, pontuou Granja.

O APP também visa a divulgação do comércio local através de notícias, eventos, promoções, sorteios e opções de delivery. O aplicativo é voltado para usuários (clientes/consumidores) de smartphone, que poderão por meio desta ferramenta conhecer as empresas de vários segmentos da região de Cuiabá.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

MT entrega 30 mil uniformes escolares confeccionados por reeducandos

 O Governo de Mato Grosso vai entregar, nesta quarta-feira...

Decreto de Lula é visto como ameaça real e acirra ânimos entre governo e o Agro

O decreto 11.995/2024, que institui o Programa Terra da Gente...
Feito com muito 💜 por go7.com.br