segunda-feira, 24 junho 2024
- Publicidade -
Dengue
26.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Produtores querem decreto de emergência para mitigar perdas da safra 2023/2024

Três das quatro regiões da produção tiveram colheita abaixo da registrada na safra anterior e vão acumular 9 milhões de toneladas de prejuízo

A Aprosoja Mato Grosso vai pedir ao governo a decretação de emergência por causa da seca intensa em algumas regiões. A situação abriria espaço para os produtores rurais modificarem o calendário de plantio. 

A intenção é mitigar a quebra da safra atual, cujos cálculos chegam a 21% do volume de produção. Diretores da associação conversaram ontem (18) com deputados estaduais para pedir ajuda na negociação com o governo. 

“Alguns municípios foram muito afetados. Para o agricultor familiar o prejuízo é menor, eles conseguem se adequar, mas para quem produz em grande escala, 5% é um prejuízo muito grande, tem gente que perdeu 20%. A decretação de emergência permite a eles furarem alguns bloqueios, inclusive de tempo de plantação”, disse o presidente Eduardo Botelho. 

Pesquisa da Aprosoja Mato Grosso aponta redução de 21% na produção da safra 2023/2024. A quebra representará 9,56 milhões de toneladas a menos na comparação com a safra 2022/2023. A estimativa é oposta aos cálculos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

As regiões com perdas mais fortes são Leste, Norte e Oeste. A média de produção do estado foi de 63,74 sacas por hectares. No Leste a média foi de 48,41, no Norte ficou em 50,24, e no Oeste, 50,46. 

O resultado negativo influenciou o orçamento do estado deste ano. O governador Mauro Mendes calcula queda de 10% na arrecadação de dinheiro com impostos. 

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Dr. Ajuda: o que causa dor e má circulação nas pernas?

As dores nas pernas são ocorrências comuns e podem...

As inscrições para o processo seletivo simplificado destinado à...

Veja a programação de hoje das novelas

NO RANCHO FUNDO – Globo, 17h35Zé Beltino arrasta Marcelo...
Feito com muito 💜 por go7.com.br