terça-feira, 14 janeiro 2025
- Publicidade -
Dengue
25.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Produção industrial de Mato Grosso avança em 10% em outubro, maior que a média nacional

Industrialização no estado marca um novo ciclo de desenvolvimento estadual

Conteúdo/ODOC – A produção industrial de Mato Grosso teve um aumento de 10% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano anterior e 3,6% ao longo dos últimos 12 meses. O crescimento está maior do que a média nacional, que foi de 1,2%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) regional divulgada pelo IBGE.

Além de Mato Grosso, estados como Paraná, Espírito Santo, Goiás e Pernambuco apresentaram avanços industriais impulsionados pelos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, produtos alimentícios e produtos de madeira no primeiro local, e de indústrias extrativas e celulose, papel e produtos de papel.

Para o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, o impulsionamento da industrialização no estado marca um novo ciclo de desenvolvimento estadual.

Historicamente ancorada na agropecuária, a economia mato-grossense, com ênfase na produção de soja, milho, carne e outros produtos, está diante de uma virada histórica. Segundo estudo da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), a indústria emerge como uma alavancagem econômica, gerando R$ 2,32 para a economia brasileira a cada real produzido.

Com o setor agropecuário representando 29% do PIB e a indústria respondendo por 17%, Mato Grosso apresenta um cenário propício para a expansão desse novo ciclo de desenvolvimento. “Esse caminho não apenas impulsiona as empresas, mas também promove a estabilidade econômica a longo prazo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mato-grossenses”.

Além dos impactos econômicos, segundo o presidente, a indústria desempenha um papel vital na criação de empregos formais e de qualidade. Do operador de máquinas ao engenheiro e profissional de pesquisa e desenvolvimento, o setor industrial oferece oportunidades em diversos níveis, contribuindo para a redução do desemprego e o aumento da renda média dos trabalhadores.

“Enquanto o país enfrenta uma estagnação industrial, Mato Grosso desafia essa tendência, mantendo um notável ritmo de crescimento. Esse progresso não é apenas resultado de palavras, mas sim de ações concretas de pessoas que se empenham a empreender e investir no futuro industrial do estado”, avaliou.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Saiba quem chegou, quem saiu e as mudanças no Flamengo

Flamengo começou devagar no mercado da bola e deve...

Bolão de Nova Olímpia acerta 5 números e fatura mais de R$ 70 mil na loteria

Um bolão de Nova Olímpia composto por 10 pessoas,...

Futuro da Medicina: você receberia sangue ou órgãos de animais?

Você aceitaria receber um órgão ou uma transfusão de...

Em 2025, exportações de carne bovina crescem em função da alta demanda global

Mato Grosso, maior produtor e exportador de carne bovina...
Feito com muito 💜 por go7.com.br