quinta-feira, 7 maio 2026
- Publicidade -
Dengue
28.6 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
aniversário de N O

Produção industrial cai pelo segundo mês seguido

Índice recuou 0,3% sobre janeiro e se encontra 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020), informa o IBGE

A produção industrial brasileira recuou 0,3% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados nesta quarta-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado representa o segundo mês consecutivo de queda, com perda acumulada de 1,8%.

No mês, uma das quatro grandes categorias econômicas e 10 dos 25 ramos industriais pesquisados tiveram redução na produção.

Entre as atividades, a maior influência negativa foi assinalada por produtos químicos (-3,5%), indústrias extrativas (-0,9%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-6,0%).

Por outro lado, entre as 13 atividades que apontaram avanço na produção, veículos automotores, reboques e carrocerias (6,5%) e celulose, papel e produtos de papel (5,8%) exerceram os principais impactos positivos.

Com esses resultados, a produção industrial se encontra 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,7% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Vale destacar também os avanços assinalados pelos ramos de produtos de minerais não metálicos (4,5%), de produtos de borracha e de material plástico (3,0%), de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (4,2%) e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (2,4%).

Entre as grandes categorias econômicas, ainda na comparação com o mês imediatamente anterior, bens intermediários (-1,2%) assinalou a única taxa negativa em fevereiro de 2024.

Fevereiro de 2024 x fevereiro de 2023
Em comparação com fevereiro de 2023, o índice cresceu 5%, registrando o sétimo resultado positivo consecutivo neste tipo de comparação. Nos últimos doze meses, houve avanço de 1%, intensificando o ritmo de crescimento frente aos resultados de janeiro de 2024 (0,4%) e de dezembro de 2023 (0,1%).

Entre as atividades, a maior influência negativa foi assinalada por produtos químicos e farmacêuticos (-17,5%), pressionada, em grande medida, pela menor produção de medicamentos. Outro impacto negativo importante foi registrado pelo setor de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-8,3%).

Ainda na comparação com o mesmo período do ano passado, o setor industrial também apontou expansão de 4,3% nos dois primeiros meses de 2024.

No período, o indicador teve resultados positivos nas quatro grandes categorias econômicas, 20 dos 25 ramos, 55 dos 80 grupos e 57,7% dos 789 produtos pesquisados. Vale citar que fevereiro de 2024 (19 dias) teve 1 dia útil a mais do que igual mês do ano anterior (18).

- Publicidade -
Machado vertical

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Vejas os destaques das novelas de hoje na TV

A NOBREZA DO AMOR – Globo, 17h35 Dumi garante a...

Acidente entre motocicletas deixa mulher ferida no Jardim Itália em Tangará da Serra

Mais um acidente foi registrado no trânsito de Tangará...

Nova Olímpia celebra 40 anos com belo desfile cívico

As avenidas Tancredo Neves e Olacyr de Moraes, de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br