segunda-feira, 13 janeiro 2025
- Publicidade -
Dengue
24.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Produção de soja terá queda de mais de 10% devido à seca

A produção de soja este ano apresentará uma queda de pelo menos 10% por conta da seca em Mato Grosso. O presidente da Aprosoja, Lucas Costa Beber, afirma que produtores são afetados pela estiagem que atrasou o plantio da soja. Segundo ele, o setor terá queda acentuada, mas ainda é cedo para contabilizar o tamanho do prejuízo.

“As perdas podem passar dos 10% se o clima persistir da maneira que está. Nós podemos ter uma redução no plantio da área de milho, por inviabilizar fora da janela. Mesmo assim, a gente acredita que muitos produtores vão insistir, porém, com alto risco de não produzir dentro do esperado por conta do atraso no plantio do milho”, explicou o presidente.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Sebastião Tomain, explicou que com a falha no cronograma de plantio, os produtores ficam recuados em fazer qualquer aplicação que aumente o custo e possa colocar o financeiro da empresa em risco.

“As margens de lucro hoje são altas, o custo operacional é alto. Qualquer ação que você fizer dentro da sua agricultura implica, seja no óleo diesel, na aplicação de defensivos ou qualquer outra. Hoje, o resultado depende muito das circunstâncias, principalmente esse ano, com o clima que está comprometendo a produção. Vamos ter uma queda expressiva esse ano. Pode ter certeza que o produtor não vai fazer nenhuma intervenção que comprometa o negócio”, disse.

Além da queda na produção do grão, produtores estão discutindo sobre a moratória da soja em Mato Grosso. Isso porque mais de 90 prefeitos do estado se juntaram para pedir o fim desse pacto estabelecido pelas tradings, ainda em 2008, que impede a compra da oleaginosa de áreas desmatadas do bioma amazônico. Presidente da Aprosoja disse que empresas que seguem esse acordo têm “vantagens econômicas” e não fazem o devido repasse para os produtores.

No fim de novembro, o governador Mauro Mendes (MDB) afirmou que pretende enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa para cortar os benefícios fiscais das tradings e empresas agrícolas que fazem parte da moratória da soja. O acordo privado proíbe a comercialização de soja de produtos mato-grossenses que ilegalmente abriram novas áreas de terra a partir de 2008.

“A gente acredita que, a partir de agora, se dá o pontapé para realmente ter uma mudança e se fazer justiça com esses produtores que, de fato, estão conservando, estão preservando, mas, mesmo assim, são penalizados por esse acordo”, disse o presidente da Aprosoja.

O presidente da Aprosoja comentou que, atualmente, empresas que aderiram à moratória correspondem a mais de 90% do mercado. Segundo ele, muitos micro-produtores estão sendo afetados, ou seja, podem inviabilizar que eles continuem na atividade.

O grupo de prefeitos intitulado “União dos Prefeitos de Mato Grosso contra a Moratória da Soja” assinou um ofício pedindo a revisão e possível retirada dos incentivos fiscais das empresas signatárias.

Moratória

A moratória da soja é um compromisso criado em 2006 entre representantes da indústria, sociedade civil e o governo brasileiro. Esse instrumento proíbe o comércio, a aquisição e o financiamento de grãos produzidos em áreas desmatadas de maneira ilegal no bioma Amazônia, além de áreas embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e em propriedades que constem em lista de trabalho análogo ao escravo do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Pela moratória, a Associação Brasileira das Indústrias dos Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais (Anec), que compram grãos no Brasil, se comprometem a não investir em produtores de soja que usam área da Floresta Amazônica da Amazônia Legal.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Mais de mil presos e toneladas de drogas apreendidas em MT

A Polícia Militar prendeu 1.193 pessoas em flagrante em...

Durante bebedeira, idoso tenta matar o filho e depois foge de casa em Tangará

Homem de 68 anos é procurado pela polícia após...

Idoso de 71 anos leva facadas em briga de bar em Santo Afonso

Idoso de 71 anos foi esfaqueado durante uma briga...

MT tem um policial militar para cada 06 faccionados. Deputada fala em “fragilidade”

Uma proporção de seis bandidos para cada policial, “mercadinhos”...
Feito com muito 💜 por go7.com.br