sexta-feira, 14 junho 2024
- Publicidade -
19.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Primavera: conheça as opções de frutas e verduras da época

 

Com a chegada da primavera no hemisfério sul, o aumento na frequência das chuvas e as temperaturas amenas intensificam a umidade do ar e constroem o cenário favorável para a produção de determinadas frutas, verduras e legumes típicos da estação. Especialistas indicam que consumir alimentos da temporada traz benefícios para a saúde, colabora para as finanças domésticas e contribui para a preservação do meio ambiente.

De acordo com a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Unic Ana Paula Carli de Almeida, os frutos sazonais têm suas características de crescimento e de colheita favorecidas pelos aspectos climáticos e, dessa forma, chegam mais frescos aos pontos de venda e com preços mais baixos.

“Devido às práticas de cultivo, existe produção de todos os alimentos ao longo do ano. No entanto, o recomendado é optar por frutas da estação para aproveitar a qualidade e o valor nutricional inteiro”, afirma a docente.

Embora possível, a produção de alimentos fora de época pode ser prejudicial ao meio ambiente, uma vez que a preparação do solo depende de um volume maior de fertilizantes e agrotóxicos para o cultivo. As safras disponíveis de acordo com as estações do ano estão associadas ao ciclo natural das plantas e exigem menos adaptações.

Frutas

As opções de frutas disponíveis em maior abundância entre setembro e dezembro auxiliam a manter a temperatura corporal equilibrada e são facilmente digeridas. Entre os exemplos cítricos estão o abacaxi, rico em magnésio, a tangerina, as laranjas pera e lima e a acerola. Também são facilmente encontrados os tipos de banana prata e de banana maçã, fonte de potássio, além de mangas, mamões, melancias, melões, jabuticaba e coco.

Legumes e verduras

Durante a primavera, o cultivo de tubérculos como a cenoura, beterraba e rabanete é favorecido. A couve, que possui compostos que atuam na prevenção de tumores e amenizam irritações nas mucosas do estômago, também está mais presente na estação. Ervas e temperos, como a erva doce, hortelã, louro, cebolinha, orégano e coentro ficam mais frescos com o clima úmido. Saladas com pepino e almeirão, assim como pratos com berinjela, alho-poró e alcachofra são recomendados por especialistas.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Há 10 anos Cuiabá recebia jogos da Copa; relembre fotos e vídeo

FIFA Fan Fest lotada, turistas de diversos países entre...

Planos de saúde têm lucro de R$ 3,3 bilhões no primeiro trimestre

As operadoras de planos de saúde registraram  lucro líquido...

Brasil encerra preparação com má impressão e chega como 4ª força na Copa América

Nos dois amistosos preparativos para a Copa América contra...

NOVA OLÍMPIA: CARNÊS DO IPTU 2024 ESTÃO SENDO PREPARADOS PARA SEREM ENTREGUES

A prefeitura de Municipal de Nova Olímpia, através do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br