segunda-feira, 20 maio 2024
- Publicidade -
21.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Prefeito em exercício participa de reunião com superintendente do IBGE

O prefeito interino Rimer de Oliveira, participou na manhã da última quarta-feira (04/01) de uma reunião com a superintendente do IBGE, Millane Chaves e com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios- AMM, Neurilan Fraga.
Além do prefeito em exercício, gestores municipais de Gaúcha do Norte, Barra do Bugres, Nova Bandeirantes, Juruena, Araputanga e São José do Rio Claro também participaram do encontro que visa garantir o levantamento de dados que retratem a realidade de cada cidade.
Os números que o IBGE encaminhou para o TCU, segundo Neurilan, são os principais parâmetros utilizados para a distribuição dos recursos do Fundo de Participação do Municípios-FPM. Com isso, muitos municípios poderão ser prejudicados com o desencontro de informação sobre a realidade da população.
De acordo com levantamento da equipe técnica da AMM, municípios de várias regiões vão apresentar perdas financeiras significativas, caso os dados demográficos não sejam revistos.
Para a superintendente do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, é um direito dos prefeitos em contestar e ressaltou que o censo no estado ainda está em andamento, com cerca de 75% realizado. Ela falou sobre as dificuldades que o instituto enfrenta para a conclusão da pesquisa como, como a contratação de pessoas.
“A prefeitura de cada município é um parceiro determinante, inclusive para sensibilizar a população em atender o recenseador. Nós estamos mostrando para os gestores os desafios no nosso trabalho e por isso precisamos muito do apoio dos prefeitos para a conclusão da coleta”, destacou.
Os dados do IBGE com base nos dados do Censo Demográfico 2022 coletados até 25 de dezembro, mostra que Mato Grosso chegou a 3.784.239 habitantes no ano passado. Segundo o órgão, Nova Olímpia passará a contar 16.147 habitantes, 7,8% menor que a última estimativa que apontava uma população de 20.563 moradores.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Arrombamento em relojoaria de Tangará: Polícia prende 3 e recupera objetos

Na madrugada desta segunda-feira, 20, uma relojoaria localizada no...

Percentual de analfabetos não reduz em Mato Grosso em 5 anos

A quantidade de pessoas analfabetas ficou estável em Mato...

Há 10 anos, Polícia Federal invadia todos os Poderes em Mato Grosso

Há exatamente 10 anos, Mato Grosso amanhecia como destaque...
Feito com muito 💜 por go7.com.br