terça-feira, 23 abril 2024
- Publicidade -
29.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Prefeito em exercício participa de reunião com superintendente do IBGE

O prefeito interino Rimer de Oliveira, participou na manhã da última quarta-feira (04/01) de uma reunião com a superintendente do IBGE, Millane Chaves e com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios- AMM, Neurilan Fraga.
Além do prefeito em exercício, gestores municipais de Gaúcha do Norte, Barra do Bugres, Nova Bandeirantes, Juruena, Araputanga e São José do Rio Claro também participaram do encontro que visa garantir o levantamento de dados que retratem a realidade de cada cidade.
Os números que o IBGE encaminhou para o TCU, segundo Neurilan, são os principais parâmetros utilizados para a distribuição dos recursos do Fundo de Participação do Municípios-FPM. Com isso, muitos municípios poderão ser prejudicados com o desencontro de informação sobre a realidade da população.
De acordo com levantamento da equipe técnica da AMM, municípios de várias regiões vão apresentar perdas financeiras significativas, caso os dados demográficos não sejam revistos.
Para a superintendente do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, é um direito dos prefeitos em contestar e ressaltou que o censo no estado ainda está em andamento, com cerca de 75% realizado. Ela falou sobre as dificuldades que o instituto enfrenta para a conclusão da pesquisa como, como a contratação de pessoas.
“A prefeitura de cada município é um parceiro determinante, inclusive para sensibilizar a população em atender o recenseador. Nós estamos mostrando para os gestores os desafios no nosso trabalho e por isso precisamos muito do apoio dos prefeitos para a conclusão da coleta”, destacou.
Os dados do IBGE com base nos dados do Censo Demográfico 2022 coletados até 25 de dezembro, mostra que Mato Grosso chegou a 3.784.239 habitantes no ano passado. Segundo o órgão, Nova Olímpia passará a contar 16.147 habitantes, 7,8% menor que a última estimativa que apontava uma população de 20.563 moradores.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

MT entrega 30 mil uniformes escolares confeccionados por reeducandos

 O Governo de Mato Grosso vai entregar, nesta quarta-feira...

Decreto de Lula é visto como ameaça real e acirra ânimos entre governo e o Agro

O decreto 11.995/2024, que institui o Programa Terra da Gente...
Feito com muito 💜 por go7.com.br