sexta-feira, 4 setembro 2026
33.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
Dengue
- Publicidade -
Inst. BioFlores

Prazo para atualização de estoque de rebanhos já está valendo em MT

Ação, começou ontem e vai até o final do mês, é realizada duas vezes no ano (maio e novembro), é obrigatória e pode ser feita pela internet

A campanha estadual de atualização de rebanho, realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), começou ontem (1º) e vai até o final do mês. Todos os produtores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos, aves, peixes e abelhas de Mato Grosso precisam informar ao governo do Estado os dados detalhados dos rebanhos e das propriedades rurais.

A ação, realizada duas vezes no ano (maio e novembro), é obrigatória e pode ser feita pela internet, por meio do módulo do produtor, ou presencialmente em qualquer uma das 140 unidades ou postos avançados que o Indea possui em Mato Grosso. O produtor rural que ainda não tem acesso ao módulo do produtor, pode requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado. No site do Indea, em Sanidade Animal, Atendimento não Presencial, é possível acessar o referido termo.

O produtor rural que não realizar a atualização do seu rebanho de bovinos, bubalinos, suínos tecnificados e aves comerciais, ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), do dia 8 de maio em diante, exceto se o animal for para abate.

A não-comunicação de estoque destes rebanhos resultará em multa única de 27 Unidade de Padrão Fiscal (UPFs), cujo valor é de R$ 6.705,72. A campanha serve para nortear o governo de Mato Grosso no planejamento e execução da defesa sanitária animal garantindo a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade para o setor nos mercados internacionais.

Na última campanha realizada pelo Indea, em novembro de 2024, houve o envolvimento de 109.900 estabelecimentos rurais, sendo 109.651 estabelecimentos com bovinos, 315 com aves comerciais e 105 contendo suínos tecnificados.

A última campanha também apontou a existência de 32,8 milhões de bovinos, 37,2 milhões de galinhas comerciais e 1,7 milhão de suínos tecnificados.

- Publicidade -
juranda e jackson vania
Menina de Luxo
- Publicidade -
abaixo do destaque
jujava
- Publicidade -
A Barateira

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

TANGARÁ: Força Tática prende suspeito com quase 60 porções de drogas

A Polícia Militar, por meio da Força Tática da...

Caminhão roubado na BR-163 é recuperado em Diamantino; 50 toneladas de soja foram levadas

Um caminhão que havia sido roubado enquanto transportava aproximadamente...
Feito com muito 💜 por go7.com.br