segunda-feira, 24 junho 2024
- Publicidade -
Dengue
26.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Percentual de analfabetos não reduz em Mato Grosso em 5 anos

Estado permanece com a taxa de 5% da população que não conseguem nem ler nem escrever na própria língua

A quantidade de pessoas analfabetas ficou estável em Mato Grosso nos últimos anos. Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada ontem (17), mostra que 212,4 mil pessoas não têm a capacidade de ler ou escrever um texto simples. 

O público representa 5,8% da população, levando em conta a atualização demográfica de 2022. Ele aumentou em número absoluto em relação a 2019, quando havia cerca de 179 mil em Mato Grosso sem o preparo de ensino. 

Porém, na comparação ao tamanho geral da população na época, os analfabetos representavam 5,1% dos cerca de 3,4 milhões de habitantes. Nesses termos, a variação é estável. Mato Grosso tem hoje 3,6 milhões de habitantes. 

O IBGE considera como analfabetas as pessoas com 15 anos de idade ou mais que não conseguem ler uma palavra ou articulá-las em uma frase escrita, seguindo as regras gramaticais e os significados da língua portuguesa. 

Conforme a pesquisa, esse público é maior em Porto Estrela, com mais de 22% da população analfabeta, Nova Brasilândia (20,3%) e Nova Nazaré (17,5%). Por outro lado, Lucas do Rio Verde lidera o ranking estadual com 97,1% da população alfabetizada, seguido por Primavera do Leste (96,8%) e  Cuiabá (96,7%). 

Mato Grosso ficou na 10ª posição no ranking nacional de pessoas alfabetizadas, mas é o último no Centro-Oeste. O Distrito Federal é 2º colocado, Goiás é o 8º e Mato Grosso do Sul, o 7º. Santa Catarina é melhor o estado em alfabetização no país. 

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Esmagamento de soja em Mato Grosso cresce 20,24% em maio

Mato Grosso apresentou um novo recorde quanto ao esmagamento...

Número de feminicídios sobe no Estado; relembre casos

Mato Grosso é destaque nacional no ranking de ataque...
Feito com muito 💜 por go7.com.br