segunda-feira, 20 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
17.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Pela primeira vez na história, MT produziu mais milho do que soja

Pela primeira vez na história, Mato Grosso produziu mais milho do que soja na safra passada e a tendência, segundo os especialistas, é de que o cereal tome distância na liderança da produção de grãos no estado. Assista à reportagem completa aqui.

Porém, a soja não está em segundo plano. Atualmente, as duas culturas têm importância para a renda do produtor.

Segundo o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, os principais desafios que os produtores devem enfrentar em 2023 são o preço, já que muitos não comercializaram grande parte dos volumes, e os custos de produção da safra 2023/24.

“A safra de novembro de 2021 foi marcada por um período seco, de amplitude maior no estado de Mato Grosso, se comparado com o ano de 2022. Já o mês de dezembro foi mais marcado por volumes de maior intensidade, com maior frequência, o que acabou dando maior suporte para as lavouras nessa temporada”, disse.

Ainda de acordo com Gauer, o produtor tem vendido menos por conta dos custos elevados e, principalmente, pela queda de preços consecutivos mês após mês.

“Mas como o mercado está mudando, os produtores estão bem animados com a entrada das usinas, o mercado doméstico, a oferta e demanda mais balanceada, realmente estimulando o aumento da produção de milho aqui no estado”, explicou.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br