quinta-feira, 23 maio 2024
- Publicidade -
22.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Onda de calor e escassez de chuvas levam Ministério a prorrogar plantio de soja em mais 20 dias

Conteúdo/ODOC – O período da semeadura da soja em Mato Grosso foi prorrogado por mais 20 dias e se estenderá até 13 de janeiro. A portaria 968/2023 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi publicado no Diário Oficial da União na terça-feira (12).

O período de plantio definido para o estado de Mato Grosso era de 16 de setembro a 24 de dezembro de 2023. Porém, o período de seca e ondas de calor ocasionaram o atraso de semeadura em todas as regiões do Estado e obrigaram muitos produtores a realizarem replantios.

Conforme o último levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a área de replantio do estado está prevista em 5,54% até o momento, algo em torno 670 mil hectares, levando em conta os cerca de 12,1 milhões que devem ser plantados este ano no estado.

Para se ter uma ideia, os produtores alcançaram 100% do plantio em 2 de dezembro.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) havia feito o pedido para a prorrogação para mais 40 dias, face as condições geoclimáticas adversas, mas foram atendidos nos 20 dias a mais de prazo. Contudo, a entidade alertou que se o prazo não for suficiente, poderá pedir nova prorrogação.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

El Niño causa rachaduras nas geleiras da cordilheira dos Andes

O El Niño, fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal...

Jogos hoje (23/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...
Feito com muito 💜 por go7.com.br