sexta-feira, 14 junho 2024
- Publicidade -
Dengue
35.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Onças-pintadas são vistas brigando no ar em disputa por território no Pantanal de MS

 

Duas onças-pintadas foram flagradas brigando no ar, em Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O registro foi feito em uma espécie de safári que leva turistas para ficarem bem próximos aos felinos livres na natureza. O vídeo foi feito por uma turista que participou do safari organizado pela Organização Não Governamental (ONG) “Onçafari”, no refúgio ecológico Caiman.

O registro foi compartilhado nas redes sociais do grupo. No vídeo, é possível ver as duas onças vocalizando e se aproximando. Fortes esturros são ouvidos entre os dois felinos. De repente, ambas pulam e travam uma verdadeira “briga no ar”. Nas redes sociais, o Onçafari explicou que as onças são dois machos brigando por território.

“Nesse dia, procurando pelos rastros das onças-pintadas, a equipe se deparou com os machos Suki e Mango brigando. Durante o avistamento filmado pela hóspede, além desta cena rara, a equipe conseguiu presenciar vários comportamentos, como a demarcação de território e as vocalizações das onças-pintadas”, detalha a postagem.

Onças pelo Pantanal

Maior felino das Américas, a onça-pintada é um animal que chama atenção por onde passa. Seja descansando em uma árvore, se alimentando ou brigando, as onças despertam o interesse de todos. Turistas e profissionais que atuam no Pantanal de Mato Grosso do Sul fazem registros impressionantes da rotina deste animal.

Ao realizar um passeio com turistas, o guia de turismo Edir Alves se deparou com uma onça-pintada, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O encontro com o felino aconteceu na fazenda San Francisco, em Miranda (MS), e o registro foi feito com segurança pelo guia.

Guia turístico flagra onça-pintada em Miranda — Foto: Edir Alves/ Reprodução

 

Era cedo, ainda de madrugada, quando o fotógrafo e estudante de biologia João Pedro Salgado desembarcava no aeroporto internacional de Campo Grande rumo ao que ele não sabia que seria a experiência mais marcante da vida dele.

Pela primeira vez no Pantanal e nos primeiros minutos do passeio para ver o maior felino das Américas, o jovem flagrou uma onça-pintada predando uma capivara. 

Com mínima de 5ºC, um casal de onças-pintadas foi flagrado tomando “banho de sol” às margens do Rio Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O registro do encontro inesperado foi feito por uma equipe de monitoramento ambiental do Instituto Homem Pantaneiro. 

O que é o Onçafari?

O Onçafari é uma ONG que atua basicamente em seis frentes de trabalho: Ecoturismo, Ciência, Reintrodução, Social, Educação e Florestas. O jogador da seleção brasileiro Richarlison vivenciou parte da frente de Ecoturismo da instituição.

Uma das principais ações do Onçafari é habituar animais, como a onça-pintada e o lobo-guará, à presença de veículos. À medida que os animais se acostumam com a presença dos carros de safári, deixam de encará-los como uma ameaça e ficam mais à vontade, o que facilita o desenvolvimento do ecoturismo na região.

Para a ONG, os encontros com os animais silvestres fazem com que as pessoas aprendam mais sobre as espécies, assim, as envolvendo no processo de conservação da fauna pantaneira.

Fazer com que os animais não se sintam ameaçados pelos visitantes faz parte da prática de habituação utilizada pela ONG.

“A habituação é uma técnica importada da África do Sul, utilizada há décadas no ecoturismo da região. Trata-se de uma interação neutra entre ser humano e animal, na qual a aproximação não gera nem malefícios nem benefícios”, explica a instituição.

'Habituar animais' não significa domesticá-los, e sim mantê-los totalmente selvagens e livres, mas sem que se sintam ameaçados pela presença de veículos”, deixam frisado na apresentação do atrativo turístico.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Pista Segura: Sinfra-MT acelera obras de contenção no paredão da Serra de Deciolândia

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT)...

Polícia Civil prende acusado de abusar de criança de 6 anos em Tangará

A Polícia Judiciária Civil, através da Delegacia Regional de...

NOVA OLÍMPIA: CARNÊS DO IPTU 2024 ESTÃO SENDO PREPARADOS PARA SEREM ENTREGUES

 A prefeitura de Municipal de Nova Olímpia, através do...

5 dicas sobre o que fazer caso sofra o ataque de um cão feroz

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número...
Feito com muito 💜 por go7.com.br