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Obras da Ferrovia Estadual avançam rumo a Cuiabá e incluem 19 obras de artes especiais

Quem visita a região sul de Mato Grosso já pode ver o andamento acelerado das obras de implantação da Ferrovia Estadual Emílio Vicente Vuolo.

Seis importantes construções de viadutos e passagens inferiores foram concluídas pela Rumo Logística. Ao todo serão pouco mais de 740 quilômetros de ferrovia, saindo de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, bem como um ramal até Cuiabá, com recursos 100% privados.

As construções finalizadas correspondem ao pacote de 19 viadutos e passagens inferiores e superiores que são chamadas de Obras de Artes Especiais, previstas nos primeiros 200 quilômetros de implantação do projeto.

A obra concluída que pode ser mais facilmente visualizada pela população é o viaduto sobre a BR-163/364, localizado nas proximidades do distrito de Boa Vista, no município de Rondonópolis, onde foram lançadas 10 vigas gigantes, com 30 metros de comprimento e peso aproximado de 100 toneladas cada uma.

Com extensão de 160 metros também transpõe o Rio Tugore que define o limite entre os municípios de Rondonópolis e Juscimeira.

Foram usados mais de 2.500 metros cúbicos de concreto e quase 300 toneladas de aço.

Também está 100% executada a passagem rodoviária na MT-237, que fica no Distrito de Santa Elvira, no município de Juscimeira, que tem 23 metros de extensão.

E o viaduto da MT-480, também em Juscimeira, está concluído. Com extensão de 23 metros

Já foram finalizadas também duas passagens inferiores, uma na MT-270 e outra na MT-469. Uma passagem superior sobre a MT-373. Todas concluídas entre abril e junho deste ano.

Atualmente cerca de 100 frentes de trabalho estão em andamento na implantação da Ferrovia Estadual, sob responsabilidade de aproximadamente 30 empresas contratadas que juntas empregam aproximadamente 4 mil trabalhadores. Ainda estão em construção viadutos e passagens inferiores em outras localidades diferentes.

Devem ser entregues ainda este ano a ponte sobre o Rio Areal, um viaduto sobre a BR-163/364 e uma passagem inferior ao km 28 da rodovia federal, com prazo para conclusão até o final de 2024.

(Fonte: Sapicuá RN)

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