segunda-feira, 4 março 2024
- Publicidade -
Banner Topo
22.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

O que causa dor nas costas: saiba os tipos de dores e sintomas comuns

 

Para descobrir o que causa dor nas costas é bom saber quais são os fatores que levam a isso, não é mesmo? A má postura, a tensão muscular e o excesso de exercícios físicos provocam dor nas costas na parte de cima, no meio e na lombar.

Há hábitos que poderiam ser evitados a fim de melhorar a qualidade de vida.

Mas não é só isso, viu? Alguns quadros de dor estão associados a questões orgânicas, na parte interna do corpo. Como a pedra nos rins, a dor ciática e as doenças ligadas ao pulmão. Condições que causam dor nas costas.

Por isso, se estiver com uma dor aguda, que irradia para os outros lados, e com febre, você deve ir ao médico o quanto antes, ok? A fim de ter o diagnóstico certo e tratar a doença.

O ideal é observar a região onde há dor e o grau do desconforto. Se é por cansaço ou por incômodo muscular, um alongamento para dor nas costas pode ajudar a aliviar mais rápido.

Entenda quais são os tipos de dores nas costas e quais são os sintomas mais comuns. 

O que causa dor nas costas? 

Tem como aliviar dor nas costas se souber o motivo, viu? Veja quais são os casos mais comuns.

  • Má postura

Sentar de forma errada de frente para o computador gera dor nas costas. Sabia? Pois é. Em geral, a má postura no dia a dia é a causa mais comum da dor. Já que ao posicionar mal os ombros, o pescoço, o quadril e os membros, a coluna se sobrecarrega.

A dor nas costas por conta da má postura surge com mais frequência na região lombar e na cervical. Ou seja, na parte inferior e superior da coluna vertebral. O que pode ainda ocasionar até mesmo um desvio na coluna. Como a escoliose ou cifose.

Fique atento(a) aos erros de postura ao dormir, ao se sentar e ao caminhar. Corrija-se, a fim de aliviar a dor nas costas mais rápido.

  • Problemas de saúde

Não é fácil dizer logo qual a principal causa de dor nas costas. Por conta dos vários fatores que têm de ser analisados. Lembre-se que nem sempre ela está associada à coluna, viu? 

Alguns problemas de saúde também provocam este tipo de desconforto. Como, por exemplo:

  • Dor ciática: que começa na parte de baixo das costas, até as nádegas e as pernas. Ela é aguda e causa muito sofrimento. Trata-se de uma pressão no nervo ciático.
  • Dor respiratória: é um incômodo no centro das costas e no peito. Assim, o que causa dor nas costas ao respirar pode ser uma infecção no pulmão, covid-19, embolia pulmonar etc.
  • Pedra nos rins: é uma dor no lado esquerdo ou direito das costas. Ela é tão intensa que provoca ânsia de vômito e dificulta tarefas simples. Como andar, sentar e se mexer.  
  • Hérnia de disco: gera muita pressão e dor nas costas no meio. Dá a sensação de que a coluna está travada e não dá para se mover. Trata-se de um aperto na medula ou no nervo.  
  • Infecção urinária: vem com ardência ao urinar e com urina escura. Pode ser que haja ainda dor no abdômen. 

Vá ao médico se o seu corpo apresentar alguns desses sintomas, ok? Ele irá prescrever o melhor tratamento com uso de anti-inflamatório.

  • Lesão muscular

A lesão muscular ocorre por excesso de peso e mal jeito nas costas. Por esforço repetitivo ou trauma local. Como em uma queda ou em uma pancada. 

É uma dor que afeta mais um lado, esquerdo ou direito. O que causa dor nas costas ao dormir e ao se mexer. 

Ser sedentário aumenta as chances de lesão muscular, viu? Por isso, o ideal é ter uma vida mais ativa. Com exercícios diários e bons alimentos. A fim de prevenir a lesão muscular.

  • Colchão velho ou duro

Usar um colchão velho ou duro também provoca a dor. Pois ele interfere na saúde dos músculos, dos pontos articulares e da coluna. 

Os profissionais de saúde sugerem a troca do colchão quando ele é o maior motivo. Um bom colchão é aquele que sustenta o corpo. Dá conforto e  qualidade de vida. E não o contrário.

Por isso, é bom prestar atenção na validade do produto e em seu estado atual. 

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Salários menores e ascensão são desafios de mulheres na TI

Considerada uma das áreas mais promissoras da atualidade, com...

Jovens são sequestrados e mortos por membros de facção

Jakson Francisco de Souza, 19 e Ludinei Kennedy Paixão...

Monitoramento é prejudicado por qualidade e baixo efetivo

Por meio de sinal de celular e utilizando dois...

Biocombustíveis são fundamentais para a transição energética e MT é protagonista

Biocombustíveis têm papel fundamental na transição energética para uma...
Feito com muito 💜 por go7.com.br