quarta-feira, 15 janeiro 2025
- Publicidade -
Dengue
28.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Número de estudantes da rede estadual inscritos no Enem supera o do ano passado

Em 2023 foram 25,7 mil inscritos e, em 2024, 27,7 mil; as provas serão nos dias 3 e 10 de novembro

O número de estudantes da rede pública estadual inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Mato Grosso, em 2024, superou o do ano passado em 7,5%. Foram contabilizadas 25,7 mil inscrições em 2023 e 27,7 mil, neste ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Do total de 84,6 mil inscritos de Mato Grosso para o Enem 2024, 32,7% são estudantes da rede pública estadual.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, este crescimento reflete o sucesso do trabalho que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) vem desenvolvendo para orientar os candidatos, desde a solicitação de isenção até a realização das provas.

“Nesta preparação, utilizamos todos os nossos recursos como plataformas digitais, livros e apostilas, Chromebooks, além da dedicação dos professores que possibilita a ampliação e recomposição da aprendizagem para que o estudante possa acessar grandes universidades de Mato Grosso e do País”, explicou Alan.

Pré-Enem Digit@l MT

Em outra frente, com o Pré-Enem Digit@l MT, a Coordenação de Ensino Médio da Seduc realizou busca ativa de jovens do ensino médio, nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Campo, Indígena e Quilombola.

Este ano, em Mato Grosso, foram 17,3 mil estudantes inscritos do 3º ano do Ensino Médio e do 2º e 3º ano da Educação de Jovens e Adultos no curso preparatório.

Durante os nove meses do Pré-Enem ocorrem aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial que será intercalada às provas do Enem.

O curso faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

As provas

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro com questões de múltipla escolha e uma redação. O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Neste ano, com o programa Pé-de-Meia, do Governo Federal, estudantes beneficiados pela política pública receberão R$ 200,00 após participarem das provas do Enem.

Mais informações na Página do Estudante.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

900 pessoas são afetadas pelas enchentes em MT

As fortes chuvas que atingem Mato Grosso deixaram aproximadamente...

Alerta para evitar compras por impulso nas promoções de janeiro

Os comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande já anunciam...
Feito com muito 💜 por go7.com.br