segunda-feira, 15 julho 2024
- Publicidade -
Dengue
29.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Nova Olímpia: Saiba onde votar nas eleições do próximo domingo (02)

Os  12.517 eleitores aptos a votarem em Nova Olímpia devem ir às urnas neste domingo, 02, no período das 07h00 às 16h00, para as eleições gerais, oportunidade em que votarão em candidatos a Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente (nesta ordem).

Ao todo, os eleitores estão distribuídos em oito locais de votações e 45 seções eleitorais.

Os locais de votação são:

MUDANÇA

Diferente dos anos anteriores, o horário de votação será unificado em todo o país para o pleito deste ano, cujo primeiro turno ocorre neste domingo, 2 de outubro. No caso do Estado de Mato Grosso, os mais de 2,4 milhões de eleitores devem votar no período das 7h às 16h.

“Pedimos que os eleitores fiquem atentos, porque o horário foi unificado em todo o Brasil: votação inicia às sete e termina às quatro horas da tarde, com previsão de divulgação até às seis horas da tarde. Então, o eleitor pode correr o risco de chegar atrasado e já não poder mais votar. Tem que se atentar a este novo horário de votação”, alerta o chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Luis Gustavo Romko.  

Além desta, o responsável reforça das mudanças no momento da votação. A urna também está com novo sistema em que o eleitor terá que visualizar a foto do candidato, antes de confirmar.

“Para evitar reclamações, quando eleitor apertava muito rápido o confirma, a foto do candidato acabava não carregando. Então, a urna vai esperar cerca de dois segundos para cada voto, para que o eleitor consiga visualizar [a foto do candidato]. Como são cinco votos, estamos prevendo que existam mais filas, que sejam mais demoradas por esta questão”. 

  • Este ano, a votação é para:

    • Deputado federal;

    • Deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal);

    • Senador;

    • Governador; 

    • Presidente da República.

“Por isso é importante também que o eleitor leve a colinha para que não se esqueça e vote mais rapidamente”.

Também para auxiliar o eleitor nestes dias que antecedem a votação, a recomendação é para consulta antecipada aos locais de votação, que podem ter sido alterados em relação aos pleitos anteriores. 

A 19ª Zona Eleitoral possui 94.932 eleitores e 265 seções eleitorais, distribuídos nos municípios de Tangará da Serra (80.947 eleitores aptos e 220 seções eleitorais) e Nova Olímpia (12.517 eleitores e 45 seções). 

Vale lembrar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou no dia 1º de setembro texto com regras sobre a proibição da entrada com celular nas cabines de votação. Antes de se dirigir à urna e votar, o eleitor precisa deixar o celular com o mesário. 

Quem descumprir a regra estará cometendo um crime eleitoral.  O eleitor que se recusar a deixar o equipamento com o mesário não poderá votar, além disso, a polícia será chamada.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br