terça-feira, 23 abril 2024
- Publicidade -
29.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Nova Olímpia foi representada na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília (DF)

O Evento abordou propostas para a política de assistência social e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O Conselheiro Municipal de Assistência Social, Vilmar Rodrigues Ferreira, representou o Município de Nova Olímpia em Brasília-DF na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada entre os dias 05 e 08 de dezembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Em outubro, Vilmar participou da 15º Conferência Estadual, onde foi eleito como um dos delegados para representar o Estado de Mato Grosso no Distrito Federal.
Para Vilmar o evento foi uma oportunidade única para discutir as demandas do SUAS.
“Foram muitas as questões debatidas na 13ª Conferência Nacional e representar Nova Olímpia e o estado de Mato Grosso junto com os demais Delegados, participando das decisões e reivindicações do SUAS, foi uma grande honra”, comentou Vilmar.
O encontro contou com a participação de mais 2,5 mil pessoas, entre delegados, convidados, observadores, conferencistas e expositores, para discursão da construção e do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, debatendo proposições para a projeção da política de assistência social e do SUAS nos próximos dois anos, esta edição, que coincidiu com a comemoração dos 30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), também contou em sua programação com a realização de atividades autogestionadas, constituídas como espaços de diálogo e fortalecimento político de grupos organizados que tenham articulação com o SUAS.
O tema central da Conferência foi: “RECONSTRUÇÃO DO SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o que remete a discussão de estratégias e ações que fortaleçam a reconstrução da política de assistência social. A conferência foi promovida pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O objetivo do encontro é fortalecimento das políticas públicas para levar mais Assistência Social aos municípios brasileiros. Com representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil. Foram cinco eixos de debates durante a Conferência, onde foram debatidas e aprovadas cinco propostas de cada eixo:
01- Financiamento e orçamento de natureza obrigatória como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos;
02 – Qualificação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas;
03 – Articulação entre segmentos sobre como potencializar a participação social no SUAS;
04 – Universalização do acesso e oferta dos serviços, programas e projetos do SUAS;
05 – Benefícios socioassistenciais e transferência de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

MT entrega 30 mil uniformes escolares confeccionados por reeducandos

 O Governo de Mato Grosso vai entregar, nesta quarta-feira...

Decreto de Lula é visto como ameaça real e acirra ânimos entre governo e o Agro

O decreto 11.995/2024, que institui o Programa Terra da Gente...
Feito com muito 💜 por go7.com.br