Com investimento de R$ 270 milhões nos últimos quatro anos, a Polícia Militar de Mato Grosso, melhor aparelhada, aumentou a sua produtividade, o que reduziu de forma acentuada os índices de violência urbana. Os resultados já são sentidos pela população de Várzea Grande, conforme revela levantamento da Percent.
Segundo dados consolidados da pesquisa quantitativa, realizada com 500 pessoas entre os dias 10, 11 e 12 de dezembro, cerca de 93% dos entrevistados aprovam o trabalho da Polícia Militar, efetuado na segunda maior cidade do estado.
De acordo com a estratificação da sondagem, os moradores várzea-grandenses tiveram aumento significativo na sensação de segurança na região central, bem como nos bairros de VG. “As pessoas perceberam que o Estado aparelhou a PM, com a compra de viaturas e armamento. Isso ficou claro no contexto geral da pesquisa”, explicou Ronye Steffan, sócio da Percent.
O nível de confiança creditado à instituição também é um dos mais altos do Brasil. Pela amostragem encontrada em campo, quase 89% dos pesquisados confiam plenamente na índole, atuação e atendimento dos policias militares mato-grossenses. Este indicador é o segundo melhor do País, ficando pouco atrás apenas de São Paulo.
Segundo Ronye, durante as entrevistas presenciais, percebeu-se ainda o elevado índice de satisfação da sociedade como um todo quanto as abordagens policiais.
“A população de Várzea Grande sentiu mudança completa no comportamento dos policias durante as abordagens de rotina, além da eficiência nas operações mais pesadas contra o crime organizado. Hoje, a PM é vista como uma polícia cidadã e muito bem preparada”, asseverou Ronye.
Metodologia
A pesquisa da Percent foi realizada em Várzea Grande de 10 a 12 de dezembro com 500 entrevistados de forma presencial. A margem de erro é de 4,38% para mais ou para menos. Com intervalo de confiança de 95%, a sondagem se estendeu por quatro regiões: Centro, Marajoara, Glória e Cristo Rei.