sexta-feira, 14 junho 2024
- Publicidade -
Dengue
35.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Municípios têm prazo até abril para certificação de agentes de saúde e de combate a endemias

Decisão Normativa do Tribunal de Contas de Mato Grosso estabelece que os municípios devem regulamentar o vínculo funcional e a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), garantindo aos profissionais segurança jurídica e direitos constitucionais.

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) enviou comunicado aos prefeitos para orientar sobre o processo de certificação dos agentes, que somam cerca de oito mil pessoas no estado.  As prefeituras têm prazo até 19 de abril para concluir o procedimento, que vai proporcionar a regularização oficial do vínculo, antes realizado de forma informal, em muitos casos.

No documento enviado aos gestores, a AMM explica sobre as medidas a serem adotadas no processo de certificação dos servidores que ingressaram antes da Emenda Constitucional nº 51/2006. Uma das providências necessárias é a criação de uma comissão, que será composta por servidores das prefeituras. A instituição do grupo de trabalho deve ser publicada em diário oficial, com indicação do prazo para início e conclusão dos trabalhos.

A associação alerta que o descumprimento do prazo para certificação dos agentes poderá gerar a aplicação de multa aos agentes públicos dos municípios. A AMM também enviou aos gestores modelo da minuta que poderá ser adotado, bem como os documentos que devem ser encaminhados ao TCE para a devida homologação.

Eventuais dúvidas sobre o assunto podem ser encaminhadas para Coordenadoria Jurídica da AMM no endereço eletrônico [email protected].

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Veja os benefícios garantidos para quem é doador de sangue em MT

Além de salvar vidas, a doação de sangue garante...

Com altas temperaturas, Inmet alerta para baixa umidade em MT

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a baixa...
Feito com muito 💜 por go7.com.br