Do início de janeiro até nesta sexta-feira (9) o estado de Mato Grosso já registra 10,6 mil casos registrados de Covid-19 e 25 mortes em decorrência da doença, conforme o painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Ao todo, 4,3 mil pacientes continuam em monitoramento e 6,2 mil se recuperam. O número de pacientes internados chegou a 73.
Os municípios de Várzea Grande, Água Boa, Cáceres e Nova Xavantina emitiram um comunicado para que a população volte a usar máscara e adote novamente as medidas de prevenção contra a Covid-19. A recomendação foi feita após o aumento no números de casos da doenças nessas cidades e o surgimento de uma nova variante.
No início do mês, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) emitiu um Ofício-Circular recomendando o uso de máscaras em todos os ambientes fechados da universidade. A orientação veio depois da alta quantidade de novos casos de Covid-19 registrada no estado.
A SES também fez um alerta oficial às cidades para que voltem a tomar as medidas de prevenção e intensifiquem a vacinação conta a doença.
Casos em 2024
Na segunda-feira (29), Sorriso, a 420 km de Cuiabá, registrou a 1ª morte no município causada pela Covid-19 desde junho de 2023. Segundo a prefeitura, a vítima trata-se de um idoso de 72 anos que morreu no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande.
Conforme quadro clínico, o paciente tinha diabetes, hipertensão, insuficiência renal, entre outras comorbidades.
Mato Grosso fechou o mês de janeiro com 5.377 casos confirmados de Covid-19 e 12 mortes em decorrência da doença, conforme o painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Locais com óbitos pela Covid:
Água Boa (1)
Alto Paraguai(1)
Aripuanã (1)
Campo Verde (1)
Cuiabá (2)
Guarantã do Norte (1)
Matupá (1)
Nova mutum (1)
Nobres (1)
Peixoto de Azevedo (1)
Planalto da Serra (1)
Poconé (1)
Pontes e Lacerda (1)
Porto dos Gaúchos (1)
Primavera do Leste (1)
Ribeirão cascalheira (1)
Rosário Oeste (1)
Santa Terezinha (1)
Sinop (1)
Sorriso (1)
Várzea Grande (2)
Faixa etária
Segundo os dados do painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), até o momento a faixa etária com maior ocorrência de casos é de acima de 80 anos.
Dados referentes até 9/02:
De 31 a 40 anos: Três mortes (duas mulheres e um homem)
De 41 a 50: Uma morte (um homem)
De 51 a 60 anos: Seis mortes (três mulheres e três homens)
De 61 a 70 anos: Quatro mortes (duas mulheres e dois homem)
De 71 a 80 anos: Cinco mortes (duas mulheres e três homens)
80 anos ou mais: Seis mortes ( quatro mulheres e dois homens).