HABITAÇÃO E INFRAESTRUTURA – Com o programa incluído no Novo PAC, ao longo do ano 4,37 mil moradias contratadas por meio de financiamento do FGTS com valor de R$ 626,69 milhões em 70 municípios. Há, ainda, 2,53 mil moradias em 16 novos empreendimentos da Faixa 1 selecionados para receber investimento do Governo Federal em 8 municípios mato-grossenses.
O Novo PAC também já definiu prioridade para a entrega de obras estruturantes aguardadas, como a construção da BR-158, no contorno da Terra Indígena Marâiwatsédé e a construção da BR-242, de Gaúcha do Norte a Santiago do Norte.
Antes mesmo de o Novo PAC ser anunciado, o Governo Federal se dedicou à conclusão de uma série de obras em Mato Grosso, como a construção do Centro de Iniciação ao Esporte do município de Cáceres, a revitalização de 55 km da BR-364, entre Diamantino e Campo Novo do Parecis e a recuperação de 113 km da BR-364 entre Alto Araguaia e Alto Garças.
SAÚDE – O setor da saúde também teve boas novidades em Mato Grosso. A retomada do Mais Médicos alocou 88 médicos no programa que permite o acesso direto a profissionais de saúde nos municípios mais distantes dos grandes centros. Há agora um total de 290 na rede de atenção do estado, um atendimento potencial a 894 mil pessoas. Há também 31 médicos atuando em 5 Distrito Sanitário Indígena no estado.
Entre janeiro e outubro, 45 novas equipes foram habilitadas no Brasil Sorridente, programa voltado para o tratamento odontológico pelo SUS. Ao total, são 56 equipes no estado. Entre abril e setembro, foram realizadas 950 cirurgias do total de 7 mil previstas no programa criado para reduzir a fila. Um total de R$ 4,16 milhões em recursos foram transferidos ao estado.
Outro programa retomado foi o Farmácia Popular. Só no mês de agosto, 54,7 mil pessoas foram beneficiadas. Um total de 52 mil pacientes retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e contraceptivos, 5,9 mil beneficiários do Bolsa Família retiraram todos os medicamentos que precisavam de forma gratuita e 12,9 mil adquiriram medicamentos com desconto.