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Moradores de MT devem gastar R$ 330 milhões no Dia das Crianças

O levantamento também aponta que 6% dos entrevistados ainda não têm certeza se comprarão presentes

Brinquedos, roupas e acessórios, calçados, eletrônicos, livros e até alimentação serão opções de presentes para o Dia das Crianças. A data comemorativa, celebrada no próximo dia 12 de outubro, deve beneficiar diversos segmentos do comércio e serviços, gerando um incremento de mais de R$ 330 milhões. Os dados constam no levantamento do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio-MT (IPF-MT), realizado com 501 pessoas em 32 municípios do estado, entre os dias 9 e 14 de setembro.

A movimentação reflete a intenção de compra de 43,3% dos mato-grossenses para o período. O levantamento também aponta que 6% dos entrevistados ainda não têm certeza se comprarão presentes.

O acordo firmado entre a Fecomércio-MT, os sindicatos patronais (dos empresários) e o laboral (dos funcionários) também permite que no dia 11 de outubro os comerciantes ampliem o horário de atendimento em até duas horas.

Apesar de uma grande parte dos consumidores afirmar que irá consumir no dia, correspondendo a 23% dos entrevistados na pesquisa, a maioria ainda não sabia, na data da pesquisa, quando iria às compras (66%). Já o percentual dos que devem fazer compras durante a semana oscila em torno de 2% .

O cartão de crédito será a principal forma de pagamento para os entrevistados (43,3%), seguido de Pix (31,8%) e dinheiro (12,9%). Cartão de débito soma 8,3% e, por último, o boleto com apenas 0,9%.

A pesquisa revela que 61,8% dos entrevistados planejam dar brinquedos, seguidos de 18,4% que comprarão roupas e/ou acessórios. Chocolates e doces somam 4,1%, enquanto eletrônicos (celulares, tablets, entre outros) representam 4%. Calçados têm participação de 2%. Os que responderam que ainda não sabem totalizam 8,8%.

Quanto aos estabelecimentos onde pretendem comprar, as lojas físicas, principalmente as do centro da cidade, serão as mais procuradas por 62,7%. Outros 13,8% responderam que pretendem comprar em shopping e 6,5% em lojas de bairro. Compras pela internet, por meio de sites e/ou aplicativos, correspondem a 12%.

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