segunda-feira, 23 setembro 2024
- Publicidade -
Dengue
37.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Mauro Mendes: novo sistema tributário poderá colapsar em poucos anos

Governador disse que modelo em construção não se sustentará por causa do crescente gasto do setor público

O governador Mauro Mendes diz que o novo sistema tributário poderá “colapsar” em alguns anos após o fim da transição. O modelo em montagem reduz o público de taxação e, ao mesmo tempo, enfrentará déficit fiscal dos setores públicos.

“Alguém vai ter que pagar mais. Eles estão tirando a cobrança de toda a cadeia produtiva e transferindo a taxação para o local de consumo. Mas o custo do serviço público não vai parar de crescer, a previdência já teve déficit de R$ 340 bilhões no ano passado. Quando o modelo estiver operando por completo, acredito que vamos colapsar”, disse.

As regras do novo sistema tributário estão em regulamentação no Congresso, mas está certo que as empresas exportadoras não pagarão impostos a partir de 2033. No caso de Mato Grosso, boa parte da arrecadação com os produtos movimentados pelo agronegócio será extinta.

Outra mudança criticada pelo governador é a transferência de recolhimento do imposto do local de produção para o de consumo. Mato Grosso deve ser afetado pela nova regra por causa da baixa densidade populacional.

“Até 2050, vamos ter mais gente aposentada do que trabalhando no país. Como o estado brasileiro vai se sustentar se não aumentando os impostos? Se aumentar demais, vai desestruturar o sistema”, comentou.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Veja a programação de hoje das novelas

NO RANCHO FUNDO – Globo, 17h35 Quinota se desentende mais...

STF suspende lei de MT que pune invasores de terras

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...
Feito com muito 💜 por go7.com.br