Além de novos estudantes, pode se cadastrar aqueles em situação de desistente ou os que solicitaram transferência de uma unidade escolar para outra. O prazo se estenderá até o dia 19 de janeiro de 2024.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lembra que os estudantes PAEDE tem prioridade no processo e serão os primeiros a solicitar a matrícula entre os dias 28 e 29 de dezembro.
Já os estudantes não PAEDE, terão de 1º de dezembro até o dia 19 de janeiro para fazerem o cadastro. A solicitação da vaga e a confirmação da matrícula para esse grupo será de 10 a 19 de janeiro de 2024, para Cuiabá. “No caso dos estudantes não PAEDE dos demais municípios, a solicitação e confirmação de vaga será de 11 a 19 de janeiro de 2024”, completa Alan.
Todo o processo de cadastro e de matrícula web, ocorrerá, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet. A solicitação só poderá ser feita por meio do site oficial da Seduc, na aba matricula.seduc.mt.gov.br, onde consta a relação das escolas participantes.
O secretário reforça que fazer apenas o cadastro e deixar de fazer a solicitação e a confirmação dentro prazo, não garante a vaga. “Tanto o responsável quanto o estudante deve ficar atento e acompanhar os prazos de solicitação, conforme o cronograma definido na Portaria Nº 1214/2023”, alerta.
“Todas as unidades que ofertarão vagas para Matrícula Web 2024 e as Diretorias Regionais de Educação disponibilizarão no período, computadores para a comunidade escolar realizar o cadastro do usuário e a solicitação de vaga”, orienta Alan.
Em caso de dúvidas, os responsáveis ou o estudante com idade acima de 18 anos poderá entrar em contato com a Seduc-MT por meio do 08000651717 ou encaminhar mensagens pelo ‘Fale Conosco’, do matricula.seduc.mt.gov.br.
No caso de o usuário esquecer a senha de cadastro, deverá solicitar a recuperação pelo Portal, ou caso tenha esquecido o e-mail pelo qual foi realizado o cadastro, a ferramenta para solicitação também é o 0800651717.
O ano letivo de 2024 está previsto para começar no dia 05 de fevereiro.
Documentos necessários
Documentos pessoais do pai, da mãe ou do responsável legal (RG e CPF); certidão de nascimento ou casamento do estudante; documentos pessoais do estudante (RG e CPF); fatura atualizada de energia elétrica da residência dos pais ou responsáveis; tipo do grupo sanguíneo e Fator RH do estudante; cartão atualizado de vacina do estudante (de acordo com a Lei Estadual nº10.736, de 09 de agosto de 2018); atestado médico oftalmológico ou avaliação técnica de optometria do estudante, apenas para o Ensino Fundamental (de acordo com a Lei N° 11.851, de 27 de julho de 2022) e histórico escolar ou atestado de transferência.