quinta-feira, 23 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
22.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Mato Grosso lidera focos de incêndio mesmo no período de chuvas neste ano

De janeiro até esta quarta-feira, foram 1.109 registros, o que representa um aumento de 97% em comparação ao mesmo período do ano passado

Mesmo no período das chuvas, Mato Grosso é o estado brasileiro com maior número de queimadas em 2024. De janeiro até a tarde desta quarta-feira (14), foram registrados 1.109 focos de incêndio, enquanto no mesmo período do ano passado, foram 561, o que representa um aumento de 97%, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

De acordo com o órgão, em janeiro deste ano, foram 847 registros, já em fevereiro, o número chega a 262 até o momento.  O dia com maior incidência, foi na última sexta-feira (9), com 63 focos. No mesmo período de 2023, foram 240 em janeiro e 321 em fevereiro.

Em segundo lugar, está Roraima, com 994 focos. O Amapá é o estado com menor incidência de queimadas, com apenas três registros. Seguido pelo Rio de Janeiro, com 10.

Mato Grosso do Sul, vizinho que divide parte do bioma Pantanal, teve 369 focos de incêndio em janeiro e 71 até esta quarta-feira, 14 de fevereiro.

Para combater os incêndios no Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se juntaram e desenvolvem um plano integrado de combate às queimadas florestais, uma vez que o bioma é a maior planície alagada do mundo e está dividido entre os dois territórios, com 65% de sua área no estado vizinho.

No início de fevereiro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso e a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul se reuniram para fazer um acordo de cooperação técnica, que vai estabelecer ações conjuntas, entre elas critérios para o uso do fogo no Pantanal e estratégias de monitoramento e resgate de animais silvestres.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

El Niño causa rachaduras nas geleiras da cordilheira dos Andes

O El Niño, fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal...

Jogos hoje (23/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...
Feito com muito 💜 por go7.com.br