quarta-feira, 29 abril 2026
- Publicidade -
Dengue
24.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
aniversário de N O

Mato Grosso é o 8º Estado com maior número de cavernas no país

Locais são responsáveis por vários serviços ecossistêmicos, como a recarga de aquíferos, fundamental para o abastecimento de água potável

Mato Grosso é o oitavo estado com o maior número de cavernas registradas no Brasil, de acordo com o Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico Brasileiro divulgado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/Cecav).

Segundo o Anuário, o país possui 26.046 cavidades naturais subterrâneas, sendo que 585 estão localizadas no Estado.

A publicação traz o cruzamento de informações atualizadas referentes aos anos de 2023 e 2024, considerando os dados inseridos no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE).

“Desde a edição de 2022 do Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico Brasileiro, foram registradas 2.668 novas cavernas, evidenciando um ritmo constante de descobertas e mapeamento. Em média, foram aproximadamente 1.335 cavernas cadastradas anualmente ao longo dos últimos 15 anos, o que demonstra o crescente empenho e avanço da pesquisa espeleológica no país”, afirmou o coordenador do ICMBio/Cecav, Jocy Cruz.

Reprodução

Caverna 1

Aroe Jari, em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), com diversas salas e um rio subterrâneo

Dentre as unidades da Federação, Minas Gerais conta com o maior número de cavernas conhecidas, com um total de 12.911 cavernas (49,57%), seguido pelo Pará, com 3.224 (12,38%); da Bahia, 2.017 (7,74%); Rio Grande do Norte, 1.373 cavernas (5,27%) e por Goiás, com 1.136 cavernas (4,36%).

Entre os biomas, as informações apontam que 12.008 cavernas conhecidas (46,10%) estão no Cerrado.

Já o Pantanal e Pampa abrigam menos de 1% dessas cavernas, com 38 e 12 registros, respectivamente.

No Estado, a maior delas é a Gruta do Jabuti, localizada em Curvelândia (311 km ao Oeste de Cuiabá).

Tombada como patrimônio histórico em 2014, a caverna tem 4 km de extensão e, segundo pesquisadores, possui mais de 600 milhões de anos.

O monumento natural fica na Serra Padre Inácio e conta com 3,6 mil metros de galerias mapeadas.

Também se destacam a Gruta da Lagoa Azul, que fica em Nobres (146 km ao Norte de Cuiabá), com águas cristalinas e uma grande variedade de estalactites e estalagmites, e a Aroe Jari, em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), com diversas salas e um rio subterrâneo.

As cavernas são responsáveis por diversos serviços ecossistêmicos, como a recarga de aquíferos, fundamental para o abastecimento de água potável.

Além de desempenharem papel fundamental no armazenamento da água, protegem e conservam minerais raros e servem de morada para diversas espécies, muitas delas endêmicas.

Essas cavidades naturais também resguardam diversas informações sobre a presença humana, com registros que ajudam a compreender os modos de vida de nossos antepassados e como eles as utilizavam ao longo de milênios.

- Publicidade -
Machado vertical

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Inadimplência já atinge mais de 52% da população adulta em MT

Mais da metade dos adultos de Mato Grosso continua...

COMUNICADO OFICIAL – Alteração na data da Eleição do Conselho Tutelar

A Comissão Organizadora do Processo de Escolha do Conselho...
Feito com muito 💜 por go7.com.br