segunda-feira, 22 abril 2024
- Publicidade -
23.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Mato Grosso deve aumentar produção de café e alcançar 263 mil sacas nesta safra. prevê Conab

Conteúdo/ODOC – A produção de café em Mato Grosso deve aumentar 1,3% passando de 260,3 mil sacas para 263,7 mil sacas. Este é um dos resultados apontados pelo 1º levantamento do ano realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira (18).

A área plantada deve aumentar 0,8% alcançando 11,5 mil hectares e a produtividade também crescerá em torno de 0,5% atingindo 22,7 sacas/hectare.

O comportamento da cultura no Estado deve seguir a safra brasileira de café em 2024, confirmando como ano de bienalidade positiva, com produção estimada de 58,08 milhões de sacas de café beneficiado, 5,5% superior à produção de 2023.

No Estado, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) tem incentivado a cultura. Os investimentos do Governo de Mato Grosso no setor, contribuíram para o crescimento da produção, assim como o início da produção dos cafezais clonais no estado, em 2020; a expansão da área em produção; o aumento do uso de fertilizantes e as excelentes condições climáticas durante o ciclo de cultivo do grão.

Atualmente, 31 municípios mato-grossenses produzem o grão, sendo que os cinco maiores deles são: Colniza, Juína, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Cotriguaçu.

O Programa de Pesquisa Aplicada em Políticas Públicas, irá destinar R$ 1 milhão para pesquisas nas áreas de cafeicultura, mandiocultura, bananicultura e forragicultura, para o fortalecimento da agricultura familiar. A Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) tem realizado pesquisas para melhorar a qualidade do café mato-grossense para conseguir mais espaço no mercado.

A área total destinada à cafeicultura no país em 2024, nas espécies arábica e conilon, é de 2,25 milhões de hectares, com aumento de 0,8% sobre a da safra anterior. Essa área engloba 1,92 milhão de hectares de lavouras que estão em produção, que apresentam crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior, e ainda mais 336,3 mil hectares que estão em formação, que por sua vez tiveram redução de 7% em comparação ao mesmo período.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Custo para produzir milho em Mato Grosso atinge cerca de R$ 3,3 mil por hectare

Conteúdo/ODOC – O custo da produção do milho alta tecnologia...

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

O vídeo de uma mulher tentando sacar um empréstimo...

WhatsApp GB: navegando pelos prós e contras

O WhatsApp GB tornou-se popular por oferecer mais recursos...
Feito com muito 💜 por go7.com.br