quinta-feira, 18 abril 2024
- Publicidade -
Dengue
22.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Material escolar: preços tiveram alta de 8,5% e pais precisam fazer malabarismo para dar conta da lista

Com os preços dos itens da lista de material escolar cerca de 8,5% mais altos em 2024, pais buscam alternativas inteligentes para economizar sem abrir mão da qualidade

Ao iniciarmos o ano de 2024, pais e responsáveis se deparam com um desafio financeiro adicional: o aumento médio de 8,5% nos preços dos itens da lista de material escolar em comparação ao ano anterior. Essa elevação, que teve o impacto da inflação brasileira acumulada em 4,63% durante 2023, é resultado de diversos fatores, incluindo o aumento dos custos de produção e a valorização do dólar em relação ao real, conforme aponta a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Conforme a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (Abfiae), os custos de produção desses artigos aumentaram em 7,5% no ano passado. Entretanto, o aumento teve como impulso, principalmente, o encarecimento das matérias-primas, como papel e tinta.

Porém, produtos que dependem mais de insumos importados, como papel e tinta, tiveram reflexos negativos nas prateleiras. Os vilões desse aumento incluem: cadernos (15%), lápis de cor (12%) e borrachas ( 10%).

Estratégias inteligentes para economizar na compra do material escolar

Diante desse cenário desafiador, a economista e professora da FECAP, Nadja Heiderich, oferece sugestões práticas para os pais adotarem estratégias inteligentes e garantirem o material escolar sem comprometer o orçamento familiar:

  • Pesquisar preços: realize comparações em diferentes lojas, incluindo opções online. Os preços podem variar substancialmente.
  • Marcas mais acessíveis: opte por marcas mais acessíveis. Nem sempre as mais caras ou importadas representam a melhor escolha em termos de custo-benefício.
  • Aproveitar promoções: esteja atento a descontos e ofertas, comuns nesse período do ano.
  • Reutilização e compra usada: avalie a possibilidade de reutilizar materiais do ano anterior em bom estado.
  • Planejamento e pesquisa: planejar e pesquisar são fundamentais para tomar decisões e aliviar o impacto financeiro. Considere a compra de material escolar usado, explorando opções online, grupos de troca e bazares escolares.
- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

O Impacto da Patrulha Maria da Penha na Segurança das Mulheres em Nova Olímpia

Na tarde da última terça-feira dia (16), a secretária...

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo...

MT reduz em 49% desmatamento de floresta nativa em 2023 em relação a 2022

Mato Grosso reduziu em 49% o desmatamento de floresta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br