sexta-feira, 18 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
23 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Mapa reconhece MT como livre da febre aftosa e proíbe armazenagem de vacinas

No Estado, a vacinação já estava suspensa desde 2023

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Portaria n° 665 reconhecendo nacionalmente Mato Grosso e outros 16 estados como livre da febre aftosa. O texto também passa a proibir o armazenamento e a comercialização das doses de vacina no territórios dos 17 estados. Em Mato Grosso, a vacinação do rebanho já estava suspensa desde 2023 e, agora, o estado foi reconhecido como livre da doença. Há 26 anos, Mato Grosso não tem registro de febre aftosa, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT).

Além de Mato Grosso, os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal foram reconhecidos nacionalmente como livre da febre aftosa.

Conforme o documento, o armazenamento e a comercialização de vacinas contra a febre aftosa serão permitidos somente mediante autorização do Serviço Veterinário Oficial (SVO); nas situações de laboratórios que as produzam; nos locais de armazenamento e estoque e nos estabelecimentos comerciais que realizam o comércio das doses com outras Unidades da Federação que fazem a vacinação regular de bovinos e bubalinos.

“A vacina poderá ser utilizada mediante autorização do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária”, traz o documento.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br