quinta-feira, 22 fevereiro 2024
- Publicidade -
Banner Topo
26.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Mais de 19 mil pessoas em MT fazem tratamento em outro estado pelo SUS

Mais de 19 mil pessoas são atendidas em Mato Grosso por um programa que cobre despesas em outro estado. Este tipo de auxílio visa levar os pacientes para serem atendidos em outras unidades federativas após os recursos terem sido esgotados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Opaciente retorna ao estado de origem depois de estar recuperado. A despesa das passagens, seja terrestre ou aérea, é custeada pelo programa.

 

O programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD) foi criado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Pacientes de diversas classes socioeconômicas participam do projeto, basta solicitar o serviço.

Os dados mostram que, apesar da pandemia da Covid-19, o serviço não parou e a demanda teve somente uma redução, sendo reflexo da interrupção das cirurgias eletivas enquanto o serviço de saúde priorizava os casos do novo coronavírus.

 

O que é TFD?

É um benefício oferecido aos usuários do SUS, caso todos os recursos para o tratamento no estado de origem não sejam suficientes, o paciente é levado para outro estado a fim de ter uma pronta recuperação, de acordo com a SES.

São custeadas as despesas das passagens e com ajuda de custos. Ainda segundo a pasta, o tempo necessário usado pelo paciente se destina até a pronta recuperação. 

Como se cadastrar?

Em Cuiabá, os usuários devem ser levados da unidade de saúde para a Central de Regulação do município, onde será feito um parecer técnico sobre o caso.

A partir dessa etapa, o paciente será avaliado por um médico, que irá analisar se o tratamento necessário existe no sistema de saúde do estado ou se será necessário encaminhar o caso para outro estado.

No interior, os pacientes que se enquadram neste requisito devem ser encaminhados pela Secretaria de Saúde do município, responsável por elaborar um relatório de referência e contra-referência para a Central Regional de Regulação. Após isso, o procedimento de avaliação médico segue para a área do TFD.

O setor do TFD em Cuiabá, está localizado na Av. Comandante Costa, Bairro Centro.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br