quarta-feira, 17 abril 2024
- Publicidade -
Dengue
25.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Logística reversa: uisa vai reciclar 100% das embalagens até 2025

Para cada embalagem vendida, outra do mesmo peso e material será reciclada. Produtos passam a apresentar o selo eureciclo

Com foco no impacto socioambiental e no consumidor, a Uisa adere ao selo sustentável eureciclo e estima reciclar aproximadamente 347 toneladas de plástico nos próximos 12 meses. A parceria entre uma das maiores biorrefinarias do Brasil, há mais de 40 anos no mercado, e a certificadora de grande expertise no mercado de gestão de resíduos e recicláveis viabiliza a logística reversa das embalagens pós-consumo do Açúcar Itamarati e do álcool saneante Uisa, por meio de compensação ambiental.

O montante esperado equivale a 22% do volume de embalagens do Açúcar Itamarati e 100% da massa total de embalagens do álcool saneante Uisa comercializada. O gerente de Sustentabilidade da biorrefinaria, Caetano Henrique Grossi, destaca a preocupação da empresa com um ciclo de produção e consumo sustentável. “Já reutilizamos e reciclamos 94% dos resíduos gerados nas operações agrícolas e industriais. Agora, com o selo eureciclo, vamos reduzir ainda mais a pegada de resíduos, fomentar a economia circular e promover a destinação correta das embalagens para gerar renda para famílias que vivem da reciclagem”, pontua Grossi.

A Uisa também passa a ser a primeira biorrefinaria a inserir o selo eureciclo em embalagens de açúcar e álcool (açúcar Itamarati e álcool Uisa) comercializadas no mercado das regiões Centro-Oeste e Norte do país. Tal comunicação objetiva conscientizar os consumidores sobre a importância da destinação correta dos resíduos, além de reafirmar o propósito socioambiental da companhia. “Frente aos desafios globais de mudanças climáticas, assumimos o compromisso de garantir a reciclagem do equivalente a 100% das embalagens que a companhia coloca no mercado até 2025. É um avanço gradual estabelecido em nossas metas”, acrescenta Grossi.

“Entendemos que a reciclagem possibilita a transformação desses resíduos plásticos em matérias-primas e novos produtos para indústrias, promovendo economia de energia, de água, redução de emissões de gases de efeito estufa no processo produtivo, entre outras contribuições para preservação do meio ambiente e qualidade de vida do consumidor final”, comenta o gerente de Marketing e Trade da Uisa, Ayodelê Santos.

Foto: Acervo EuReciclo.

Sinergia ESG
A logística reversa será realizada por meio da reciclagem de um volume igual do mesmo material utilizado nas embalagens. Além do ganho ambiental, a iniciativa vai gerar desenvolvimento social. A eureciclo tem conexão com mais de 420 operadores e cooperativas que atuam na coleta e triagem de recicláveis em diversos estados do Brasil. Ao aderir ao selo sustentável, a Uisa atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e contribui com o fortalecimento e estruturação da cadeia de reciclagem, que resulta em melhores condições de trabalho, geração de emprego e renda em mais de 12 estados.

A circularidade move as estratégias de negócio da Uisa. A companhia atua em sinergia com as práticas de ESG (ambiental, social e governança) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Há três décadas, a biorrefinaria tornou-se autossuficiente em energia elétrica, gerada a partir de fonte 100% renovável: a biomassa de cana-de-açúcar. Os resíduos provenientes da industrialização do etanol, açúcar e saneantes são transformados em bioenergia, biofertilizantes, biomassa, entre outros produtos e subprodutos. Trata-se de um modelo de negócio sustentável, que agrega práticas ambientais, sociais e econômicas com resultados positivos.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

O Impacto da Patrulha Maria da Penha na Segurança das Mulheres em Nova Olímpia

Na tarde da última terça-feira dia (16), a secretária...

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo...

MT reduz em 49% desmatamento de floresta nativa em 2023 em relação a 2022

Mato Grosso reduziu em 49% o desmatamento de floresta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br