sexta-feira, 20 setembro 2024
- Publicidade -
Dengue
25.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Friagem deve seguir em Mato Grosso até o feriado; inverno promete secura e mais calor

A frente fria que se instalou no Centro-Sul do Brasil deverá manter temperaturas mais baixas em Mato Grosso ao menos até o feriado da próxima quinta-feira (30, Corpus Christi). A partir de sexta, a tendência é que as temperaturas retomem a curva ascendente, segundo informações contidas nos sites especializados Cptec/Inpe, Clima Tempo e Inmet.

Em Nova Olímpia, as temperaturas podem variar entre mínimas de 15°C nas regiões mais altas, no interior do município, e máximas de 30°C, já no feriado de quinta. Não há previsão de chuvas para o período e, em caso de alguma precipitação, esta deverá ocorrer em forma de garoa. (Veja quadros do Cptec/Inpe, acima e na sequência)

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Em cidades como Cáceres e Campo Novo do Parecis, as temperaturas deverão ter comportamentos semelhantes aos da Serra de Tapirapuã, enquanto na região metropolitana de Cuiabá, as temperaturas ficarão entre mínimas de 13°C e máximas de 31 graus no mesmo período. Para Tangará da Serra, as temperaturas podem variar entre mínimas de 10°C  e máximas de 29°C.

Secura e temperaturas acima da média

Maio se aproxima do fim e o trimestre de inverno no Brasil é o período propício para atuação de massas de ar frio pelo interior do continente, muitas delas fortes o suficiente para alcançarem Mato Grosso e até mesmo estados do Norte, como Acre e Rondônia, nas chamadas friagens.

Inverno terá condições variadas, com friagens, muita secura e, também, temperaturas acima da média.

A meteorologia indica, porém, que assim como tem sido o outono, as temperaturas, no geral, deverão ficar acima da média em grande parte do Brasil no trimestre de inverno, principalmente na porção central. Ainda assim, essa condição prevista não descarta ocorrências de dias mais frios ao longo do inverno.

Anomalias positivas mais intensas deverão ocorrer principalmente sobre o Centro-Oeste, onde o modelo prevê uma ampla região de temperaturas com 2 a 3°C acima da média, com algumas áreas podendo registrar temperaturas 3 a 4°C a maior nos meses de julho e agosto.

Quanto às chuvas, a meteorologia indica uma intensificação das condições mais secas que o normal ao longo dos meses de inverno sobre o Centro-Sul do Brasil. No mês de junho o modelo indica pequenas áreas com chuvas abaixo da média, abrangendo principalmente a metade oeste de Mato Grosso.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Seguro-Defeso: pescadores devem observar prazo para solicitar benefício

Os pescadores que atuam no Norte, Nordeste e Centro-Oeste...

Em 8 meses, 112 pessoas são indiciadas por fogo em florestas

Em Mato Grosso, a Polícia Civil (PC) abriu 122...

Entenda os benefícios das artes marciais para o corpo e a mente

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS),...
Feito com muito 💜 por go7.com.br