A temporada de fim de ano de 2022 promete ser melhor para os lojistas do que a do ano passado. Um estudo divulgado pelo Institute for Business Value (IBV) aponta que o orçamento para compras dos brasileiros aumentou 21% de um ano para outro.
O IBV entrevistou mais de 12 mil adultos em 9 países, inclusive no Brasil. E a média global de acréscimo nesse orçamento de fim de ano foi de 8%.
As compras de Natal, inclusive, começaram mais cedo para 40% dos brasileiros, que começaram a gastar já no fim do mês passado. Em 2021, somente 19% haviam se antecipado.
Por outro lado, fatores como a inflação também aumentam as preocupações com a economia. No Brasil, 64% disseram pensar nisso antes de gastar. Por isso, mais de 65% dos consumidores decidiram cortar de suas listas itens considerados não essenciais. Eles incluem: vestuário, calçados, joias e acessórios.
Para quem trabalha no comércio, a IBM Consulting preparou uma lista de dicas para aproveitar o momento.
- Personalize e diferencie produtos e serviços para atender o tipo certo de cliente;
- Recompense e incentive os clientes a fidelizar marcas; (programas de descontos e outras estratégias podem atrair e engajar clientes novos e existentes)
- Se planeje para o inesperado; (exemplo: aumentar a visibilidade do estoque para responder a interrupções e mudanças de consumo)