A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vai ofertar 4.954 vagas para ingresso na graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em 2026. Para concorrer, os acandidatos precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e acompanhar o cronograma oficial do sistema, cujas inscrições ocorrem de 19 a 23 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet.
Ao todo, a UFMT vai disponibilizar 154 cursos, distribuídos pelos campus do Araguaia, Cuiabá, Sinop e Várzea Grande. Do total de vagas, 2.514 são reservadas a candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a política de ações afirmativas.
As vagas contemplam cursos com início das aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo de 2026. O candidato não poderá escolher o semestre de ingresso, que será definido de acordo com a classificação no curso pretendido. O primeiro semestre letivo da UFMT começa em 23 de março e segue até 18 de julho; já o segundo semestre terá início em 14 de agosto e término em 17 de dezembro.
- Veja aqui o termo de adesão com as vagas disponíveis
Sisu 2026
O Ministério da Educação (MEC) publicou, em 23 de dezembro, o edital nº 29/2025, que regulamenta o processo seletivo do SiSU 2026. Nesta edição, serão ofertadas 274,8 mil vagas, distribuídas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de ensino superior, configurando a maior edição da história do Sisu em número de instituições participantes.
A inscrição é gratuita, e cada candidato poderá escolher até duas opções de curso. Assim como em 2025, o processo seletivo contará com apenas uma etapa de inscrição, válida para vagas ao longo de todo o ano letivo. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026, e as matrículas dos selecionados começam a partir de 2 de fevereiro.
Mudanças no processo
Entre as principais novidades, o Sisu passa a considerar, a partir de 2026, as três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). O sistema utilizará automaticamente a melhor média ponderada do candidato, de acordo com o curso escolhido, desde que a redação tenha nota acima de zero e o participante não seja treineiro.
O edital também reforça que apenas candidatos que concluíram o ensino médio podem concorrer às vagas, garantindo maior segurança jurídica ao processo. As regras de cotas e ações afirmativas seguem mantidas, com obrigatoriedade de preenchimento do cadastro socioeconômico no ato da inscrição.
Lista de espera
Os candidatos não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As instituições poderão utilizar essa lista ao longo do ano para preencher vagas eventualmente não ocupadas.








