quarta-feira, 15 janeiro 2025
- Publicidade -
Dengue
28.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Evento discutirá no dia 27 demandas regionais para logística de transportes

Prefeitura de Tangará da Serra e Agenda Regional Oeste (ARO) promovem na próxima segunda-feira (27.11) o evento “Diálogos Multimodais” (imagem acima) para discutir as demandas de logística de transporte da macrorregião Oeste-Sudoeste de Mato Grosso.

O evento é aberto ao público e inicia às 08h00, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra. Terá formato mesa-redonda e contará com representantes dos poderes públicos e dos setores empresariais de Tangará da Serra e Cáceres, além de representantes do governo estadual, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e do Congresso Nacional.

A organização e coordenação do evento é da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (SICS), através do titular da pasta, Silvio José Sommavilla, em conjunto com a ARO.

Segundo o coordenador local da ARO, engenheiro civil e especialista em logística Silvio Tupinambá, o evento tem por objetivo elencar as demandas da região em logística de transportes, apresentar soluções e fazer os encaminhamentos. “A macrorregião Oeste-Sudoeste precisa se conectar não apenas com a capital, Cuiabá, mas também com os corredores de exportação através da intermodalidade, numa conexão entre os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário”, explica o especialista. Tupinambá cita como exemplo de corredor de exportação o modal hidroviário, representado na região pela Hidrovia do Rio Paraguai.

O evento terá palestras de especialistas e três séries de diálogos intermediados pelo consultor e representante da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Arioli. No primeiro, serão elencadas as demandas através dos prefeitos de Tangará da Serra, Vander Masson, e de Cáceres, Eliene Liberatto, e de representantes do setor empresarial das duas cidades.

No segundo diálogo, a partir das demandas elencadas, os especialistas da Agenda Regional Oeste (ARO) – engenheiros civis Adílson Domingos dos Reis (Cáceres) e Sílvio Tupinambá Fernandes de Sá (Tangará da Serra) – e o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, apontarão as soluções para estas demandas.

Hidrovia Paraguai-Paraná será importante corredor de exportação para Mato Grosso.

Já no terceiro e último diálogo da série, os agentes políticos presentes – Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cezar Miranda, e os senadores Margareth Buzetti, Jayme Campos e Wellington Fagundes, falarão sobre as medidas a serem adotadas pelos poderes públicos estadual e federal para o atendimento dessas demandas, de acordo com as demandas e soluções apontadas pelos especialistas.

Contexto

A macrorregião Oeste-Sudoeste é formada, no Oeste, por 19 municípios tendo como polo a cidade de Cáceres, e no Sudoeste, por outros 19 municípios polarizados pela cidade de Tangará da Serra.

São 38 municípios que, juntos, somam um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente R$ 30 bilhões, número será atualizado assim que o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – atualizar o PIB dos municípios, com dados de 2021, onde Mato Grosso aparece com uma variação média de crescimento anual de 4,5%, segundo o próprio órgão federal.

A macrorregião Oeste-Sudoeste soma algo em torno de 700 mil habitantes e 450 mil eleitores, ou seja, 18% da população mato-grossense e, também, 18% do eleitorado de Mato Grosso.

A economia da região de referência está embasada na Agropecuária, mas tem grande potencial para mineração, além de um forte setor de comércio e serviços. A indústria, porém, precisa crescer para agregar valor à produção em escala. Nesse particular, a ZPE – Zona de Processamento de Exportação de Cáceres – que deverá entrar em operação ainda esse ano, estará na vanguarda.

Segundo o secretário Silvio José Sommavilla, as demandas econômicas e de logística da região se referem, especialmente, à geração de empregos, agregação de valor à produção e nos transportes. “Buscamos conquistar a multimodalidade, unindo num sistema integrado os modais rodoviário, hidroviário e ferroviário para transporte e escoamento das nossas produções agropecuária, industrial, mineral, silviculturais e cargas em geral,  além do processamento industrial. Com uma logística condizente movimentando essas cadeias de suprimentos, criaremos oportunidades de negócios e ampliaremos a oferta de empregos”, projeta o titular da SICS.

ARO

A Agenda Regional Oeste (ARO) é uma organização de natureza privada com escritórios em Cáceres e Tangará da Serra. Tem por objetivo acompanhar as obras de integração logística e de desenvolvimento socioeconômico da macrorregião Oeste-Sudoeste do Estado de Mato Grosso, colaborando com a sociedade e os poderes constituídos no que for possível e necessário para que os trabalhos tenham continuidade e a devida celeridade.

A ARO foi criada em agosto de 2020 pelos engenheiros Adilson Domingos dos Reis (de Cáceres), e Sílvio Tupinambá e, também, pelo jornalista Sergio Roberto Reichert e o professor e Cientista de Dados, José Valdeci Cardoso, esses últimos de Tangará da Serra.

Naquela oportunidade, a ARO elaborou relatório sobre a região, com dados, estatísticas e informações coletadas a campo. O material foi encaminhado às esferas de governos estadual e federal e, também, para entidades e prefeituras da região. Os trabalhos da organização prosseguem para alcançar os objetivos propostos, voltados à integração e ao desenvolvimento regional.

(Com informações da Assessoria ARO)

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

900 pessoas são afetadas pelas enchentes em MT

As fortes chuvas que atingem Mato Grosso deixaram aproximadamente...

Alerta para evitar compras por impulso nas promoções de janeiro

Os comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande já anunciam...
Feito com muito 💜 por go7.com.br