quinta-feira, 23 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
22.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Evasão escolar recua em MT, mas impacto da pandemia deve ser superado só em 2026

Rede estadual continua na busca de 76 mil adolescentes que desistiram da vida escolar na suspensão das aulas

A quantidade de alunos desistentes caiu em mais de 50% em Mato Grosso, desde o retorno das aulas presenciais em 2021. Mas ainda se chegou ao nível anterior à pandemia. A estimativa é que a média histórica seja atingida, no mínimo, em 2 anos. 

O secretário de Educação, Alan Porto, diz que o ano letivo de 2023 encerrou 8% de alunos desistentes da vida escolar, no ano anterior, o volume era de 12%. O pico ocorreu em 2020, no em que as aulas presenciais foram suspensas por causa das medidas de isolamento. 

A Seduc (Secretaria de Estado de Educação) diz que registrou na época 31% de desistência, equivalente a cerca de 76 mil alunos. Parte desses continua fora da escola, e os que começaram a voltar estão com dificuldades de absorver os conteúdos básicos de língua portuguesa e matemática. 

“Nossos especialistas dizem que vamos levar 5 anos para superar todos os efeitos. A pandemia foi uma tragédia na educação no mundo inteiro, no Brasil, nós ficamos praticamente 2 anos com escolas fechadas. A pandemia foi em 2020, 2021, então acreditamos que daqui 2 ou 3 anos a gente recompõe a aprendizagem desses estudantes”, disse o secretário. 

O impacto pode ser medido pela quantidade de vagas em aberto na rede estadual. Conforme dados da Seduc, em 2021, mais de 50 mil vagas ficaram disponíveis em Mato Grosso, pelo menos até os primeiros meses de aula. No início do ano letivo 2022, a quantidade ainda estava em 48 mil. 

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

El Niño causa rachaduras nas geleiras da cordilheira dos Andes

O El Niño, fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal...

Jogos hoje (23/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...
Feito com muito 💜 por go7.com.br