segunda-feira, 22 abril 2024
- Publicidade -
23 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Em meio a alta de casos, Mato Grosso confirma primeira morte por dengue

Até o dia 31 de janeiro, a Ses-MT havia notificado um total de 2.689 casos de dengue, uma alta de 12% quando comparado com o mesmo período de 2023

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou a primeira morte por dengue em 2024. Outros dois casos estão em investigação no estado. A informação consta no boletim epidemiológico da SES.  Até o dia 31 de janeiro, a Pasta havia notificado um total de 2.689 casos de dengue em Mato Grosso. Uma alta de 12% se comparado com o mesmo período de 2023, quando 2.383 casos foram notificados no estado.

Nas três primeiras semanas do ano, mais de 800 casos já haviam sido confirmados no estado, conforme reportado pelo HNT.

CHIKUNGUNYA

Com relação aos casos de Chikungunya, um total de 132 ocorrências já foram confirmadas. Contudo, nenhuma morte foi identificada.

ZIKA

Já nos casos de Zika, apenas 10 foram notificados, mas nenhum foi confirmado.

VACINAÇÃO

Mesmo com 100 cidades em alerta vermelho para a dengue, Mato Grosso não vai receber de imediato a vacina contra a dengue disponibilizada pelo Ministério da Sáude. A definição foi feita em conjunto com Conass e Conasems – órgãos representantes de Secretarias de Saúde de estados e municípios, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Diante disto, por hora, a melhor maneira de não pegar a doença é se proteger mantendo os cuidados essenciais, como não deixar água parada nos recipientes, evitando a proliferação do mosquito transmissor.

A SES alerta que essas doenças são de notificação compulsória e todos os casos suspeitos de dengue são notificados e investigados. Os casos de dengue com sinais de alarme, dengue grave e óbitos devem ser notificados e comunicados imediatamente a SES, Vigilância Epidemiológica (VE) em até 24 horas para acompanhamento e auxílio na conduta e conclusão dos casos, no e-mail [email protected] .

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Custo para produzir milho em Mato Grosso atinge cerca de R$ 3,3 mil por hectare

Conteúdo/ODOC – O custo da produção do milho alta tecnologia...

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

O vídeo de uma mulher tentando sacar um empréstimo...

WhatsApp GB: navegando pelos prós e contras

O WhatsApp GB tornou-se popular por oferecer mais recursos...
Feito com muito 💜 por go7.com.br