terça-feira, 22 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
27.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Depressão infantil é coisa séria e pode afetar o desenvolvimento da criança a longo prazo

Subdiagnosticada, a depressão infantil apresenta sintomas persistentes que vão além de momentos de tristeza comuns da infância, segundo a Secretaria de Saúde de Rondonópolis

A depressão infantil é uma condição psicológica séria que afeta o bem-estar emocional e cognitivo de muitas crianças, mas que ainda é pouco conhecida. De acordo com a Secretaria de Saúde de Rondonópolis-MT, a depressão infantil pode ser identificada por uma série de sintomas persistentes, incluindo tristeza prolongada, perda de interesse em atividades, irritabilidade, sentimentos de culpa, alterações no apetite e sono, e até pensamentos sobre morte ou suicídio. As causas, são multifatoriais, incluindo predisposição genética, traumas como abuso sexual ou psicológico, e problemas no ambiente familiar.

Imagem: CAPS Depressão infantil é coisa séria e pode afetar o desenvolvimento da criança a longo prazo
Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPS)-Foto: Reprodução

“A dificuldade em diagnosticar a depressão em crianças está no fato de que os sintomas são muitas vezes confundidos com malcriação, birra ou mau humor”, explica Mariá Miranda Rocha, Coordenadora do CAPS Infantil em Rondonópolis.

“O que diferencia a depressão de momentos comuns de tristeza é a intensidade, a persistência e as mudanças em hábitos e comportamentos da criança.”

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPS) é um dos principais serviços voltados ao tratamento de crianças com depressão na cidade. O CAPS oferece acolhimento e acompanhamento social para ajudar crianças e adolescentes a superar os desafios dessa condição, buscando preservar os laços sociais e familiares. “Nosso trabalho é promover o acompanhamento social, fortalecer a cidadania dos usuários e reintegrá-los à vida social e familiar”, afirmou Mariá.

Estudos apontam que, além dos efeitos emocionais imediatos, a depressão infantil pode impactar o desenvolvimento cerebral, afetando áreas responsáveis por controle emocional, memória e capacidade de decisão. “Crianças deprimidas na fase pré-escolar tendem a apresentar uma massa cinzenta mais fina e em menor volume no córtex, a região do cérebro que processa as emoções”, destaca a coordenadora.

Esses efeitos podem ter consequências duradouras na vida adulta, afetando a capacidade da pessoa em lidar com as emoções.

O ambiente familiar desempenha um papel crucial no desenvolvimento da depressão infantil. “Assim como a família pode contribuir para o aparecimento de sintomas depressivos, relações familiares saudáveis podem atuar como um fator de proteção, ajudando a criança a superar a depressão. A presença de um ambiente de apoio e segurança pode, muitas vezes, ser a chave para o tratamento e recuperação.”, explica a coordenadora.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Idoso é preso em Tangará após abusar de criança no Estado do Paraná

A Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Regional...

Empresa de saúde abre 244 vagas de trabalho  em cidades de MT

O Grupo Med+, empresa líder na América Latina no...

Carnes bovina e suína geraram R$ 5,686 bilhões em 14 dias de outubro

As exportações brasileiras de carne bovina e suína geraram,...

Relatório afirma que Roblox é “Inferno Pedófilo Para Crianças”

A empresa americana de pesquisa Hindenburg Research lançou um...
Feito com muito 💜 por go7.com.br