segunda-feira, 24 junho 2024
- Publicidade -
22 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em Mato Grosso

Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado de Mato Grosso emitiu novo alerta a população sobre os riscos causados à saúde em decorrência da baixa umidade relativa do ar e ocorrências de queimadas urbanas e incêndios florestais.

De acordo com o boletim do Instituto de Meteorologia, o nível de umidade do ar está em queda dificultando a formação e crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.

Para o Estado de Mato Grosso, o alerta é para níveis de umidade do ar entre 12% e 20%, provocando ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. 

Segundo o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Tangará da Serra, Gabriel Donato, neste período alguns cuidados devem ser redobrados, para evitar maiores complicações.

“Sabemos que começamos o período de estiagem no dia primeiro de junho, que é o período em que o tempo fica mais seco, mais quente, onde os focos de incêndio aumentam, causando a baixa umidade do ar e por isso precisamos tomar alguns cuidados com a nossa saúde, tomando algumas precauções para manter o bem estar”. 

  • Entre as recomendações:

    • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
    • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
    • Usar soro fisiológico para olhos e narinas;
    • Tomar bastante água para manter a hidratação;
    • Usar protetor solar;
    • Usar umidificadores de ar na residência e/ou toalhas molhadas ou bacias com água;
    • Entre outros.

“Algumas medidas que podemos tomar para passar por este período de estiagem, com uma melhor qualidade, quando o tempo está mais seco”. 

Além destas orientações, a Defesa Civil aproveita para reforçar sobre a proibição das queimadas neste período, onde a umidade do ar é baixa e a vegetação está muito seca, especialmente a proibição para queima de lixos e entulhos em áreas rurais e urbanas. 

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Veículo adulterado e com registro de furto é recuperado pela PM em Arenápolis 

A Polícia Militar recuperou um veículo nesta ultima sexta-feira,...

Jogos hoje (23/06/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...
Feito com muito 💜 por go7.com.br