“Nossa preocupação é que o crédito facilitado e mais barato amplie, a médio prazo, o percentual de inadimplentes. Hoje, Mato Grosso tem 45,77% de sua população inscrita no cadastro negativo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)”, alerta o presidente da entidade, Júnior Macagnam.
A adesão do consumidor tem sido grande. Mais de 22 mil empréstimos foram realizados de sexta (21) a segunda (24) em todo o Brasil, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O programa abrange trabalhadores com carteira assinada, empregados rurais e domésticos e microempreendedores individuais (MEIs). O atrativo maior é financiar compras com taxa de juros mais baixa e com parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento.
“Somos favoráveis às medidas que incentivam o consumo, mas talvez faça mais sentido para cerca de metade da população mato-grossense aguardar um pouco para renegociar dívidas já existentes. Famílias endividadas acabam não apenas comprando menos, mas reduzindo sua qualidade de vida”, argumenta Macagnam.
Desde o início do ano, a educação financeira se tornou um dos assuntos estratégicos da pauta da CDL Cuiabá. “Saber gerir os recursos que temos é fundamental para todos. É uma questão de cidadania e responsabilidade social”, pontua o presidente. A entidade está desenvolvendo um programa de educação financeira para o ambiente escolar e tem levado o tema para outros parceiros estratégicos, como a Câmara Municipal de Cuiabá.
O setor de comércio de Cuiabá será beneficiado pelo programa de empréstimo consignado, afirma Macagnam. O dirigente defende, no entanto, medidas mais estruturais para o fortalecimento econômico do País. “A redução de gastos públicos é o ponto de partida para melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Além disso, o governo pode agir com políticas públicas para reduzir o superendividamento”, afirma.
Saiba mais. O programa “Crédito do Trabalhador” é uma modalidade de empréstimo consignado para trabalhadores com carteira assinada (CLT) do setor privado, incluindo empregados domésticos, rurais e Microempreendedores Individuais (MEIs). A contratação começou a valer em 21 de março.
O uso do crédito consignado para renegociar dívidas já existentes na mesma instituição financeira entra em vigor em 25 de abril. A portabilidade da dívida começa a valer em 6 de junho.

