domingo, 14 julho 2024
- Publicidade -
Dengue
17.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Condutor de cães, terapeuta reiki, ufólogo; veja novas profissões

A competitividade do mercado de trabalho é um dos principais desafios na hora de buscar a profissionalização. Há quem diga que algumas áreas estão “saturadas” de profissionais, porém, há outras possibilidades além do tradicional. Com a evolução, outros nichos de atuação passam a ser explorados e formalizados, como as 19 novas profissões incluídas no Guia Brasileiro de Ocupações este mês.

Lançado no dia 6 de junho pelo Ministério do Trabalho e Emprego e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o documento é uma referência para trabalhadores, estudantes, empregadores e pesquisadores. Nele estão contidas informações sobre habilidades, conhecimentos, requisitos de cada uma das ocupações e até média salarial de casa uma delas.

A versão atualizada do Guia lista 2.609 profissões do mercado de trabalho e teve mais 19 novas atividades incluídas, algumas delas um tanto inusitadas. O  listou quais são elas e suas descrições, confira.

Confeccionador de perucas
De acordo com o guia, esta ocupação trata da estética, saúde, e inclui aplicação de produtos químicos para ondular, alisar, colorir ou descolorir os cabelos e pelos, realizar procedimentos preparatórios e conclusivos e administrar o negócio. Está categorizada juntamente de outras ocupações ligadas a área da estética e cuidados da beleza.

Brinquedista
Promove atividades recreativas diversificadas visando ao entretenimento, à integração social e ao desenvolvimento pessoal dos clientes. Elaboram projetos e executam atividades lúdicas estimulantes à participação, atendem clientes, criam e coordenam atividades e setores de recreação, bem como administram equipamentos e materiais de recreação. As atividades são desenvolvidas segundo normas de segurança.

Ufólogo
São descritos como profissionais que orientam pessoas e organizações, elegem momentos e locais por meio de oráculos ou de dons de paranormalidade. Podem ministrar cursos, orientar entidades e a sociedade a interpretar símbolos, ciclos e padrões de energia e captar manifestações extra sensoriais. Estudam as forças cósmicas, telúricas e bioenergéticas e investigam o passado.

Instrutor de mobilidade com cães-guia, condutor de cães domésticos e monitor de animais domésticos
Essas atividades incluem o cuidado com os pets e incluem o manejo e alimentação de animais, monitoramento da saúde e comportamento dos bichos, bem como higienizar, adestrar e realizar atividades de apoio.

Terapeuta reiki, instrutor de ioga, instrutor de meditação, facilitador de biodança e facilitador de grupos de movimento

Estas 5 atividades estão descritas como aplicação de procedimentos de práticas integrativas e complementares. Conduzem clientes, pacientes e praticantes nos processos terapêuticos.

Recomendam o uso de essências florais e fitoterápicos com o objetivo de diminuir dores e reconduzir ao equilíbrio energético. Conduzem exercícios corporais trabalhando os músculos do corpo, a respiração, postura, equilíbrio, coordenação motora, movimentos naturais e análise bioenergética, bem como, aprendizagem de técnicas meditativas, de modo a proporcionar saúde e bem-estar.

Condutor escolar terrestre
Talvez a atividade mais comum e conhecida da lista, é descrita como profissionais que conduzem e vistoriam ônibus de transporte coletivo de passageiros urbanos, metropolitanos e ônibus rodoviários de longas distâncias. Verificam itinerário de viagens, controlam o embarque e desembarque de passageiros e os orientam quanto a tarifas, itinerários, pontos de embarque e desembarque e procedimentos no interior do veículo.

Lactarista
São trabalhadores nos serviços de alimentação que auxiliam outros profissionais da área no pré-preparo, preparo e processamento de alimentos, na montagem de pratos. Verificam a qualidade dos gêneros alimentícios, minimizando riscos de contaminação. Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Biólogo em meio ambiente e diversidade e biólogo em saúde
Estudam seres vivos, exercem docência em ciências e ciências biológicas, desenvolvem pesquisa em biologia. Podem inventariar a biodiversidade, realizar consultoria e assessoria na área biológica e ambiental, organizar coleções biológicas, manejar recursos naturais, desenvolver atividades de educação ambiental, realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais, realizar análises clínicas.

Ergonomista
Controlam perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Desenvolvem, testam e supervisionam sistemas, processos e métodos produtivos, gerenciam atividades de segurança no trabalho e do meio ambiente, gerenciam exposições a fatores ocupacionais de risco à saúde do trabalhador, planejam empreendimentos e atividades produtivas e coordenam equipes, treinamentos e atividades de trabalho.

Hidrojatista
Executam serviços de manutenção elétrica, mecânica, hidráulica, carpintaria e alvenaria, substituindo, trocando, limpando, reparando e instalando peças, componentes e equipamentos. Conservam vidros e fachadas, limpam recintos e acessórios e tratam de piscinas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Analista de sucesso do cliente e analista de experiência do cliente
Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas e serviços em geral; implementam atividades e coordenam sua execução; assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (14/07/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Sonha em abrir o próprio negócio? Circuito abre 620 vagas para empreendedores de MT

Nove municípios de Mato Grosso abriram vagas extras para...

Golpe do Pix errado: saiba como se proteger e não ser enganado

O Pix já movimentou em um único dia, mais...

AG Ceres: Mercado do boi gordo com cenário otimista, mas produtor deve pensar em 2025

Preços firmes, estabilidade com projeção de alta no mercado...
Feito com muito 💜 por go7.com.br