quinta-feira, 22 fevereiro 2024
- Publicidade -
Banner Topo
28.6 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Cerimônia, discurso, passeio em carro aberto: veja como será a posse de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva toma posse em sessão solene do Congresso Nacional amanhã, dia 1º de janeiro. O evento está previsto para começar às 14h30, com um passeio em carro aberto. O cronograma está definido há dias, mas ainda paira uma dúvida: quem passará a faixa presidencial para o petista.

Derrotado em sua tentativa de reeleição, Jair Bolsonaro viajou para os Estados Unidos na tarde de ontem. Ao comentarista de política do G1, Valdo Cruz, o ainda vice-presidente Hamilton Mourão deu a entender que não substituirá Bolsonaro nesta tarefa.

Roteiro da posse de Lula

A cerimônia de posse de Lula está marcada para ter início às 15 horas. Depois da posse, o presidente segue para o Palácio do Planalto, onde sobe a rampa e discursa no Parlatório, que fica em frente à Praça dos Três Poderes.

Esquema descritivo de como será a posse de Lula
Esquema descritivo de como será o roteiro da posse de Lula (Arte: Agência Câmara)

A chegada dos convidados (entre eles os chefes de Estado e de governo) ao Congresso Nacional é prevista a partir das 13h45.

Já Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin devem chegar à Catedral de Brasília por volta das 14h20. Às 14h30, saem em carro aberto em direção ao Congresso – percurso que deve durar 10 minutos, apesar da proximidade.

Lula será recebido no Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. A sessão solene de posse será com a execução do Hino Nacional. Em seguida, Lula fará o Compromisso Constitucional e assina o termo de posse, juntamente com Alckmin.

LEIA TAMBÉM

Lula fará um pronunciamento à nação, seguido pelo presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, que também discursará. A sessão será encerrada em seguida, e Lula seguirá para a área externa do Congresso, onde haverá uma cerimônia de honras militares.

Passagem da faixa presidencial

Preparativos na Esplanada dos Ministérios para a posse de Lula
Preparativos na Esplanada dos Ministérios para a posse de Lula (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

A praxe é que o presidente eleito receba a faixa presidencial do antecessor – o que pode ocorrer no pé da rampa ou no Parlatório. Depois do discurso, Lula e Alckmin recebem cumprimentos de autoridades estrangeiras e convidados e também participarão de solenidade no Itamaraty.

Paralelamente às solenidades oficiais da posse, ocorrerá na Esplanada dos Ministérios o Festival do Futuro, com shows gratuitos de dezenas de artistas. Haverá no palco um telão para a transmissão dos eventos da posse. A festa terá início ao meio-dia.

 

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro de 2024

O desmatamento na floresta amazônica caiu 60% em janeiro deste ano, chegando ao...

Bandido que agrediu vítima ao roubar bicicleta é preso pela PJC de Tangará

A Polícia Judiciária Civil por meio da Delegacia Especializada...

Concursos públicos municipais pagam até R$ 18 mil em MT

Concursos públicos e seletivos com inscrições abertas em Mato...
Feito com muito 💜 por go7.com.br